Quem certifica no Brasil !

Conheça algumas das principais certificadoras em atividade no Brasil
Em um cenário de questões socioambientais cada vez mais presentes na construção de valores da sociedade, as empresas se viram obrigadas a adequar seus processos e modelos de negócios a novas demandas por parte dos governos, consumidores, acionistas, entre outros stakeholders. Uso mais eficiente de recursos naturais, procedência de matéria-prima, condições de trabalho seguras, respeito às comunidades locais, gestão de resíduos são temas que ganharam destaque na gestão das organizações. Quem garante a qualidade? Os certificados de produção.
Confira abaixo os principais modelos de certificação ambiental, e algumas certificadoras em atividade no Brasil atualmente.
Certificações de produtos orgânicos - Garante ao consumidor que o produto que ele está levando para casa foi produzido sem a adição de produtos químicos, como agrotóxicos e conservantes. Ligada diretamente ao setor de agricultura.
Associação de Certificação Instituto Biodinâmico – IBD
Ecocert Brasil
A Associação de Agricultores Biológicos - ABIO
Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia – ACS Amazônia
OIA–BRASIL
Instituto de Mercado Ecológico - IMO
Certificação Agropecuária - visa boas práticas agrícolas nas fazendas e nos frigoríficos, e é incumbido de executar os processos de certificação de produtos (animais, carne) por sua identificação de origem e rastreabilidade.
Associação Brasileira de Supermercados - Abras
Associação de Certificação Instituto Biodinâmico – IBD
Biorastro Certificação de Produtos Agropecuários
SAI GLOBAL Brasil Certificação
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA
Associação de Empresas de Rastreabilidade e Certificação Agropecuária - ACERTA
Certificação Florestal - Assegura que a extração de produtos florestais, como madeira, frutos e sementes, seja realizada dentro das leis ambientais, de forma a preservar os recursos naturais da floresta, além de garantir que a exploração dê lucro para as comunidades locais.
Conselho Brasileiro de Manejo Florestal - FSC Brasil
Programa Brasileiro de Certificação Florestal - Cerflor
Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - Imaflora
Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia – ACS Amazônia
Certificação Fairtrade – Organiza critérios para certificação de empresas que operam na filosofia do comércio justo, como contato direto entre produtores e mercado consumidor, transparência dentro da cadeia produtiva e comercial, preço mínimo para o produto, e respeito às leis trabalhistas nacionais e internacionais.
Fairtrade Labelling Organizations - FLO
Certificação de produtos/processos – Atesta as condições e os processos de produção de produtos das mais diversas áreas favoráveis à preservação do ecossistema.
InMetro
Sustentax
OCIPEM - Organismo de Certificação de Produtos
Mercado da garantia - Certificações consolidam-se como instrumentos de redução de risco e de disseminação do consumo responsável

Nenhum comentário: