O ABC da TI Verde !

Entenda quais os fundamentos básicos para as empresas adotarem o conceito da TI ambientalmente correta e descubra os benefícios previstos
E-mail Imprima Comente Erros? a a a retweet 4 Recomendar!Share Aumento do preço de energia. Aquecimento global. Equipamentos antigos empilhados em depósitos e aterros sanitários. A conjunção desses fatores tem aumentado as discussões relativas às questões ambientais e, inclusive, o papel que a área de TI representa para o tema. Questões ambientais — e o papel da tecnologia nelas — estão recebendo mais atenção do que nunca.
Para ajudar os executivos de TI a lidar com esse novo cenário, CIO criou um manual dos principais conceitos da TI Verde.
O que é TI sustentável?


O termo TI sustentável – ou “verde” – é usado para descrever a fabricação, o gerenciamento, a utilização e o descarte de qualquer produto ou solução ligado à tecnologia da informação sem agredir o meio ambiente.
A utilização do termo varia de acordo do papel que a empresa tem na cadeia de TI, ou seja, se ela representa um fabricante, um CIO ou um usuário final, por exemplo.

Fabricação sustentável
Refere-se aos métodos utilizados para produzir equipamentos que não afetam o meio ambiente. Abrange desde as técnicas para reduzir o volume de substâncias químicas nocivas utilizadas em produtos, como torná-los mais eficientes em termos de energia até embalá-los com material reciclável.

Gerenciamento e utilização da TI sustentável
A gestão e o uso da TI verde tem a ver com o modo como uma empresa gerencia seus ativos na área de Tecnologia da Informação. Isso inclui comprar desktops, notebooks, servidores e outros equipamentos eficientes em termos de energia; bem como gerenciar o consumo de energia dos produtos.
Isso ainda diz respeito ao descarte ambientalmente seguro de todos os equipamentos, por meio de reciclagem ou doação dos itens, ao final da vida útil dos mesmos.

Descarte sustentável
Esse tema diz respeito a forma como as empresas se desfazem dos ativos de TI. Para tanto, o termo prevê que o lixo eletrônico não seja descartado em um aterro sanitário comum, no qual as substâncias tóxicas que os equipamentos tecnológicos podem se infiltrar no lençol freático ou manuseados por pessoas.

Metas da TI verde
Os objetivos da TI verde são promover a sustentabilidade ambiental. Em 1987, a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento definiu sustentabilidade como uma abordagem de desenvolvimento econômico que “supre as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

Nenhum comentário: