Xô, carne pirata

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) assinou com o Ministério Público Federal um termo de cooperação técnica para banir a carne produzida em áreas desmatadas ilegalmente ou em fazendas que utilizem trabalho análogo à escravidão.
por Rosenildo Gomes Ferreira

70.jpg

Vestuário 

Jeans de madeira 

A indústria da moda está lançando tendência também em assuntos referentes à ecologia. Que o diga a pesquisadora escocesa Ellams Dawn, da Universidade Heriot-Watt, criadora de um tecido jeans à base de fibras de eucalipto. 

Do ponto de vista técnico, a fibra de eucalipto leva vantagem em relação à de algodão por ter produtividade dez vezes maior. Na área ambiental, de acordo com a pesquisadora, a história se repete, pois a produção do eucalipto requer um manejo mais simples que o da matéria-prima tradicional.
71.jpg

Tecnologia

Concreto ecológico

Qual a relação entre os biocombustíveis e a produção de concreto? Para o afegão Feraidon Ataie, pesquisador da universidade de Kansas, nos EUA, trata-se de elementos complementares. Tanto que ele desenvolveu uma técnica que permite substituir até 20% do cimento por restos da fabricação de etanol e outros combustíveis feitos de plantas. A produção de concreto responde por cerca de 8% das emissões globais de CO2.
72.jpg

Financiamento

Na onda dos orgânicos

São Paulo planeja crescer no ranking dos Estados produtores de alimentos orgânicos, no qual ocupa uma discreta quarta colocação. Para isso, o governo acaba de lançar o programa São Paulo Orgânico, destinado a financiar produtores de hortaliças e frutas, por exemplo, cultivados sem uso de agrotóxico, entre outros critérios de sustentabilidade. A linha de financiamento prevê R$ 100 mil para cada agricultor. Hoje, o maior número de produtores orgânicos certificados está no Pará, no Rio Grande do Sul e no Piauí.


Construção 

Edifício verde. De fato

Taipei, a capital de Taiwan, está prestes a ganhar um dos mais intrigantes edifícios verdes em construção do mundo. Projetado no formato helicoidal do DNA, o Agora Garden (foto) terá uma fachada totalmente funcional. As hortaliças e as ervas aromáticas do jardim, irrigado com água da chuva, poderão ser consumidas pelos moradores. Uma torre no centro captará a luz solar, transformando-a em energia elétrica para uso dos moradores.
73.jpg

Empresas do Bem

Social 

Parceria no Mercosul

A dobradinha entre o cartunista Mauricio de Sousa e a Itaipu Binacional, comandada por Jorge Samek, pretende estreitar os laços entre crianças e jovens de Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela. O principal instrumento do projeto é o site www.amizadesemfronteiras.org.br, que inclui histórias e personagens típicos de cada país. Nele é possível conhecer aspectos da vida cultural e social.
74.jpg
Saúde 

Inovação premiada 

Considerado um dos maiores filantropos do planeta, Bill Gates, fundador da Microsoft, está ampliando sua atuação na área da saúde. Além de bancar pesquisas sobre a cura da Aids, o magnata americano promete doar US$ 100 mil para o pesquisador que desenvolver preservativos masculinos e femininos mais anatômicos.
75.jpg


Fonte: www.istoedinheiro.com.br

Nenhum comentário: