Melhor cidade do mundo para morar agora é neutra em carbono

Decidida a se tornar exemplo de sustentabilidade, a australiana Melbourne conquistou certificado de neutralidade para suas emissões de dióxido de carbono
Vanessa Barbosa, de

Wikimedia Commons


Cidade aderiu em peso à compensação de emissões e conquistou o selo “carbono neutro”
São Paulo – Melbourne, na Austrália, não está satisfeita em ser apenas a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo. 

Agora, a capital do estado de Vitória quer virar referência em sustentabilidade. Seus esforços já rendem frutos. A cidade aderiu em peso à compensação de emissões e conquistou o selo “carbono neutro”.


Isso significa que as emissões de CO2 provenientes de suas atividades são devidamente quantificadas, através de um inventário de emissões, e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção para neutralizar o que foi emitido.

O certificado foi concedido pelo Low Carbon Austrália, organismo certificador oficial do governo.

No núcleo de redução de emisões da cidade estão quatro áreas-chave: comércio, residências, transporte público e setor energético.

A prefeitura local trabalha com os proprietários de edifícios comerciais e moradores de apartamentos para diminuir seu uso de energia e água e melhorar a gestão e reciclagem de resíduos.

Além disso, a cidade também está ajudando as empresas a melhorar a eficiência energética dos seus edifícios. Não para aí.

Os moradores da cidade são estimulados a assumir um estilo de vida mais sustentável através da expansão da rede de ciclovias e incentivo ao uso de transporte público.

"Já somos uma das cidades com mais qualidade de vida do mundo, agora nosso desafio é garantir que sejamos uma das mais sustentáveis", comentou o conselheiro para questões ambientais Arron Wood”.

Outras cidades da Austrália já conquistaram o selo, a exemplo de Yarra, também no estado de Vitória, e Sidney.

Nenhum comentário: