Santander - Educação: ferramenta de mudança

Amalia Sangüeza Pardo - Educação

Aproveitando o Dia da Educação, comemorado em abril, gostaria de propor uma reflexão sobre o tema. Nos últimos anos, a educação tem avançado consideravelmente em nosso país.


Uma das nossas maiores conquistas no ensino básico foi incluir quase todas as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos na escola* e, ainda, 83% dos jovens de 15 a 17 anos frequentam o ensino médio*. 

Por meio de programas de apoio e desenvolvimento da educação, conseguimos evitar a evasão escolar, que, até uma década atrás, era considerada um grande problema. 

Porém, mais do que fazer crianças e jovens frequentarem as salas de aula, é preciso melhorar a qualidade do ensino, garantindo professores mais bem preparados e um ambiente propício à aprendizagem. 

E foi nesse terreno fértil que o Santander encontrou lugar para implantar uma de suas ações mais importantes, o Projeto Escola Brasil (PEB)

Mais de 3 mil voluntários trabalham para elevar a qualidade no ensino básico público, organizando programas de educação complementar e melhorando a infraestrutura nas mais de 200 instituições de ensino atendidas. 

Enquanto isso, o Programa de Educação Infantil, em parceria com o MEC, investe na formação de profissionais que trabalham em creches e pré-escolas. 

No ensino superior, o número de alunos também cresce – mesmo que de forma mais lenta e desigual. 

Com programas de acesso à universidade, como o Prouni e as cotas para estudantes da rede pública em universidades estaduais e federais, conseguimos fazer com que mais jovens chegassem ao ensino superior. 

Porém a desigualdade ainda é grande. Enquanto 62% dos jovens brancos estão na faculdade*, apenas 28% dos negros frequentam a graduação*. Como reflexo, somente 11% das pessoas com idade entre 25 e 37 anos concluíram o ensino superior*. 

Como a universidade é um espaço privilegiado para o surgimento de novas ideias, o Santander Universidades investe em ações de apoio a alunos, professores, pesquisadores, reitores e instituições com a oferta de bolsas de estudos que incentivam a mobilidade, a inovação e o empreendedorismo. 

Outras iniciativas nesse sentido são o Santander Práticas de Educação em Sustentabilidade(SPES) e o Desafio Santander de Sustentabilidade, que convidam professores e estudantes a refletir sobre atitudes sustentáveis, incluindo o tema em disciplinas obrigatórias da graduação e em seu próprio dia a dia. 

Os resultados dessas ações fortalecem nossas crenças de que apoiar e fomentar a melhoria da educação contribui diretamente para o desenvolvimento social e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Para o Santander, formar crianças e jovens, hoje, é investir no Brasil de amanhã. 

Conheça todas as nossas iniciativas pela educação e veja como foi o evento de premiação do SPES aqui

*Fontes: Censo da Educação Superior 2010 (Inep e MEC), Fapesp, Finep, Ibope, Instituto Paulo Montenegro e OCDE.


Amalia Sangüeza Pardo

Gerente de Desenvolvimento Sustentável




Fonte: www.sustentabilidade.santander.blog

Nenhum comentário: