Investir em Sustentabilidade? O que ganho com isso?

Pesquisa da Universidade de Harvard conclui que empresas sustentáveis dão muito mais lucro do que as não sustentáveis.


A pergunta feita pela grande maioria das empresas foi respondida por um estudo realizado na Universidade de Harvard, Estados Unidos, intitulado – 

O Impacto de uma Cultura Corporativa de Sustentabilidade em Comportamento Corporativo e Desempenho.

Durante 18 anos um departamento da Universidade estudou o setor, o porte e a estrutura de capital de empresas para poder dar a área o porquê é importante investir em sustentabilidade. 

Para a classificação, foram enumeradas 27 políticas (ambientais, sociais e de governança) que diziam se uma empresa possuía, ou não, uma “cultura corporativa de sustentabilidade”.

Um total de 180 empresas foram estudadas e divididas em dois grupos: o de “Alta Sustentabilidade”, empresas que adotaram voluntariamente políticas ambientais e sociais até 1993; e o de “baixa sustentabilidade”, empresas que não adotaram quase nenhuma política de sustentabilidade. 

O resultado foi que, em um período de 18 anos, uma empresa sustentável deu mais lucro que uma empresa considerada “não sustentável”. 

Além de mostrar resultados das taxas de retorno e evolução das empresas com o passar dos anos, o estudo ainda traçou o perfil delas, mostrando os principais fatores responsáveis pelo resultado positivo.

Resultados apontados pela pesquisa:

• As 90 empresas de alta sustentabilidade apresentaram melhores taxas de retorno, num período de 18 anos;

• O patrimônio de uma empresa de alta sustentabilidade valorizou 33 vezes em 18 anos; já o de uma empresa de baixa sustentabilidade, 26 vezes.

• O retorno de uma empresa de alta sustentabilidade em 2010 foi de 7 vezes o valor investido em 1992; o de uma empresa de baixa sustentabilidade foi de 3,5 vezes.

• Mesmo em momentos de queda nas bolsas, a desvalorização das empresas de alta sustentabilidade foi significativamente menor do que a das empresas de baixa sustentabilidade.

Mais informações sobre o estudo o perfil das empresas no site Ethos

Nenhum comentário: