Sustentabilidade como pilar do Plano Nacional do Turismo

Ministro Gastão Vieira reforça a importância do meio ambiente como atrativo turístico brasileiro e ressalta a parceria entre os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente




Brasília (DF) – O meio ambiente no turismo esteve em pauta na reunião de balanço da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Palácio do Itamaraty, nesta terça-feira (18). 

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, destacou a natureza como um dos principais atrativos do Brasil e garantiu que o Plano Nacional do Turismo, em finalização, terá a sustentabilidade como um pilar.

"Turismo e Meio Ambiente andam juntos. As duas pastas têm ações conjuntas como o Passaporte Verde, que estimula o consumo consciente de nossos visitantes, mas queremos aprofundar os nossos esforços para ampliar os ganhos para o Brasil e o mundo", explicou Vieira. 

Cerca de 10% do território nacional é formado por parques naturais. Um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial aponta o meio ambiente como o principal diferencial de competitividade do Brasil.

A ideia do trabalho conjunto entre os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente é estimular a criação de planos de manejos para as áreas de preservação ambiental e, posteriormente, o uso de maneira responsável por parte dos cidadãos. 

O Parque Nacional do Iguaçu foi citado como exemplo. Foz do Iguaçu figura como o terceiro destino brasileiro mais visitado pelos turistas estrangeiros em 2011, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Além do Passaporte Verde, MTur e MMA desenvolvem os projetos Turismo no Entorno e Turismo nos Parques.

Dia (19), Gastão Vieira e Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, tiveram agenda comum para discutir iniciativas das pastas para os próximos meses.

ASCOM

Mais informações


Atendimento à imprensa 
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055 
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

Nenhum comentário: