Lactec é habilitado como Instituição Técnica Avaliadora para a construção civil


O credenciamento é resultado de uma ação conjunta da Fiep, através do conselho setorial da Construção Civil, e do Senai. Medida facilita o processo de certificação dos processos construtivos das empresas
Anteriormente os processos de certificação tinham que ser feitos em São Paulo, o que levava até um ano (Foto: Gilson Abreu)







As empresas do setor de construção civil do Paraná terão mais facilidade e rapidez para obter as certificações necessárias para utilização de métodos construtivos inovadores, como aqueles usados no programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

Na última quinta-feira (13), a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades conferiu ao Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) o título de Instituição Técnica Avaliadora (ITA). Com isso, as empresas do Estado têm uma opção mais próxima para certificar seus produtos.

Até então, o local mais próximo para a realização destes serviços era São Paulo. A medida também beneficia as empresas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

A ITA paranaense responde a um anseio antigo do setor de construção civil do Paraná. A articulação para o credenciamento da instituição paranaense foi realizada em conjunto pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), através do seu conselho setorial da Construção Civil, e pelo Senai.

“Apoiamos esta iniciativa desde o início. Buscamos a articulação com os departamentos regionais do Senai do Sul para não haver risco de sobreposição de funções com Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, explica o diretor regional do Senai no Paraná, Marco Secco.

Através de um convênio entre o Senai e o Lactec, os testes laboratoriais para emissão de certificados serão realizados nos laboratórios do Lactec em Curitiba e nos laboratórios do Senai em Ponta Grossa, Maringá e Cascavel.

O trabalho conjunto das instituições possibilitará ensaios de controle de qualidade dos materiais e de avaliação do desempenho do sistema construtivo.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) e coordenador do conselho setorial da Construção Civil da Fiep, Normando Baú, esta conquista é fruto de um trabalho conjunto que vem sendo desenhado há mais de um ano.

“Um dos grandes desafios para o Brasil é aumentar o volume de produção de moradias. Para tanto, a construção precisa investir cada vez mais em sistemas construtivos e soluções inovadoras. Não podemos mais pensar em edificar empilhando tijolos”, disse Baú.

Segundo ele, para certificar estas novas tecnologias, que respeitam o meio ambiente, atribuem maior velocidade e mais qualidade às edificações, o setor estava refém de poucos institutos avaliadores, localizados em outros estados, e que demoram quase um ano para emitir um parecer. 

“A expectativa é que com a habilitação do Lactec como ITA este processo ganhe celeridade, beneficiando milhares de empresas instaladas no Sul do País”, afirmou Baú.

Nenhum comentário: