O consumo no fim de ano: Atitudes simples contribuem para redução do impacto ambiental em casa e no trabalho



Sacolas retornáveis: bom exemplo de consumo sustentável.

As festas de fim de ano representam uma ótima oportunidade para colocar em prática ações de consumo sustentável, pois é o período de grande movimento do mercado consumidor. 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) aproveita para orientar a população sobre mudanças simples de atitude que ajudam a reduzir o impacto ambiental. 

Evitar o desperdício, privilegiar os produtos duráveis e não os descartáveis, reutilizar e reciclar os resíduos, são exemplos de atitudes que podem ser tomadas durante as comemorações de fim de ano e que contribuem para reduzir os impactos negativos no meio ambiente.

“Consumo sustentável não significa não consumir, mas sim consumir diferente, tendo consciência de que todas as ações geram um impacto no planeta”, destaca a gerente de Projetos da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do MMA, Fernanda Daltro. 

É importante atentar ao consumo exagerado nessa época do ano. Uma boa dica é fazer uma lista de compras para adquirir o que é realmente necessário, além de ler atentamente os rótulos. 

Outra é buscar saber sobre a cadeia produtiva, ou seja, conhecer a história do produto e das empresas envolvidas no processo. Isso vale também na hora de comprar os presentes de Natal. 

É interessante conhecer a procedência dos produtos das empresas escolhidas, privilegiando as com responsabilidade socioambiental, e também evitando embalagens em excesso.

SOBRAS

Na hora da ceia, deve-se evitar desperdício na compra dos itens e sobras no preparo dos pratos. Deve-se dar preferência aos alimentos produzidos localmente, priorizando os sem agrotóxico. 

Para transportar os itens, a sugestão é não usar saquinhos plásticos descartáveis e privilegiar as sacolas duráveis e retornáveis. Ao descartar, é bom separar o lixo, praticando a coleta seletiva.

Nessa época do ano, usa-se muitas luzes na decoração de residências e locais de trabalho. É importante consumir energia com consciência. A orientação é desligar todos os equipamentos que não estiverem em uso, sempre que possível dar preferência à luz natural, apagar iluminação e aparelhos de ambientes que não estiverem sendo utilizados e procurar utilizar equipamentos mais econômicos.

Todas essas ações estão relacionadas ao Plano de Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), do Ministério do Meio Ambiente – um documento lançado em 2011 que articula as ações de governo, do setor produtivo e da sociedade por um Brasil com padrões mais sustentáveis de produção e consumo. Dentre os objetivos do PPCS, está a promoção da educação para o consumo sustentável.

Texto de Tinna Oliveira, do MMA, publicada pelo EcoDebate

Nenhum comentário: