Usina São Francisco !

A Coomex, maior comercializadora de energia elétrica do País, inaugura no dia 22 de maio seu primeiro projeto na área de geração. A central geradora hidrelétrica (CGH) Santo Expedito, em Santa Maria do Oeste, no Paraná, que tem apenas 1MW de potência instalada, é o pontapé inicialda companhia para diversificar sua atuação. A obra pertence à holding Fênix Geração Hidráulica (FGH), na qual a Coomex tem 51% de participação.
"A gente conseguiu segmentar bem a comercialização, estamos crescendo bem. Está na hora de acelerar em projetos de geração que vão, no futuro, lastrear a comercialização da empresa. A ideia é de que algo em torno de um terço da energia que vendermos seja lastreado em energia própria", explicou ao Jornal da Energia o presidente da Coomex, José Amorim.
A CGH Santo Expedito levou apenas oito meses para iniciar a operação e já está gerando fluxo de caixa para a empresa. "Agora estamos procurando detentores de pequenos aproveitamentos, porque estamos com muito apetite para esse tipo de operação, com capacidade de entrega rápida", revelou Amorim. Segundo ele, há uma grande demanda pela energia dessas usinas, que tem incentivos para a venda no mercado livre. Segundo ele, mais três CGHs devem ser inauguradas ainda este ano pela companhia. E, no início de 2011, outros 10MW estão previstos para iniciar a operação.
Para ganhar espaço na geração, a Coomex está ampliando os investimentos no setor,com a entrada no mercado eólico, de biomassa e até mesmo cogitando a entrada na disputa por grandes hidrelétricas. A comercializadora já adquiriu 12% de participação no parque eólico Barra dos Coqueiros I (30MW), pertencente à Energen. No próximo leilão de renováveis, que contratará também usinas da fonte, a empresa terá 17% em um dos projetos inscritos, que tem uma capacidade instalada de 30MW.
Até por esse modelo de negócio visado pela companhia, Amorim destaca que o maior interesse é entrar na geração a biomassa e a gás. "A térmica agrega mais valor para nossa operação do que as gerações passivas, que aproveitam a força do vento, da água, e que você não tem poder de manobra", analisa o executivo. Ele afirma que a empresa espera terminar até abril o projeto de uma termelétrica a biomassa com capacidade instalada de 88MW. "Estamos estudando onde colocar a usina, onde há o maior potencial de crescimento. Os investimentos estão estimados em R$350 milhões", detalha o executivo. A intenção é colocar o empreendimento no próximo leilão de A-3, previsto para o segundo semestre, ou nos primeiros leilões de 2011.
A ideia é que a usina seja a primeira de uma série que contaria com outras quatro unidades para chegar a uma potência instalada total entre 450MW e 500MW. Ao mesmo tempo, a Coomex estuda a implantação de plantas a gás no litoral de São Paulo, nas proximidades da Bacia de Santos. "A oferta de gás vai ser expressiva nessa região em uns três anos e estamos nos preparando para nos tornarmos players da geração a gás", adianta Amorim. Ele diz que já há parcerias sendo formadas com foco inicial no lançamento de um projeto de usina com 550MW para a área.
Fonte: Jornal da Energia

Nenhum comentário: