A receita Google de redução de energia !

Guru da “energia verde” no Google fala sobre três pontos chaves para aumentar a eficiências de datacenters nas empresas
Apesar do tamanho do Google, ou talvez por isso mesmo, a empresa está liderando o processo de redução no consumo de energia em seus datacenters. Na primeira semana de maio, durante a Green: Net Conference, que aconteceu em São Francisco, o guru da energia verde da empresa, Bill Weihl, compartilhou três segredos de sucesso que podem ser usados por outras empresas para aumentar a eficiência de seus datacenters.
As três chaves para o sucesso, disse Weihl, pouco têm a ver com tecnologia da informação em si, já que para cada watt de equipamento utilizado, há um outro watt utilizado para "overhead ", ou seja, para manter a infra-estrutura do prédio, (iluminação e de refrigeração, por exemplo). Encontrar maneiras de reduzir esse consumo de energia é um caminho muitas vezes esquecido pelos engenheiros das empresas.
1. Manter áreas quente e fria estão separadas. Um datacenter típico tem filas e filas de servidores, explicou Weihl, que eliminam ar quente pela parte de trás e têm um equipamento de ar refrigerado na frente. Basta alinhar os servidores para que as frentes e costas formem linhas de ar quente, alternando com fileiras de ar frio. Frequentemente, isto é feito usando uma cobertura plástica que cobre os corredores do servidor e pesadas cortinas de plástico, nas extremidades de acesso. Isto mantém o ar frio e o ar quente separados, reduzindo os custos de resfriamento.
2. Aumente o termostato. Como datacenters típicos não têm um bom controle sobre o fluxo de ar, eles precisam manter as temperaturas em 70º Fahrenheit (21ºC) ou menos, disse Weihl. O Google trabalha com seus centros em 80º Fahrenheit (26ºC) e sugere que eles podem ir além. Avalie a temperatura para o seu hardware. Se o servidor pode lidar com 90ºF (32ºC), ajuste o termostato para 85ºF ou 88ºF (29ºC e 31ºC, respectivamente), aconselhou.
3. Dê um descanso às chillers. Isto envolve usar ar fresco para refrigerar os servidores tanto quanto for possível e utilizar torres de resfriamento usando a evaporação da água para remover o calor, como o suor remove o calor do corpo humano. Além disso, Weihl aconselha aos outros empresários da informação a conhecerem a sua PUE (Power Usage Effectiveness), ou capacidade de uso efetivo de energia, uma métrica utilizada para determinar a eficiência energética de um datacenter.
A PUE é determinada dividindo o montante de energia introduzida no datacenter pela energia gasta para executar a infra-estrutura informática dentro do centro. Apesar da PUE de um datacenter típico variar entre 2,0 e 3,0, os centros do Google operam com uma PUE de cerca de 1,2. Weihl disse: "Um PUE de 1.5 ou menos deve ser possível com equipamentos melhores”.
A economia de energia vai além do datacenter que servem dentro de uma empresa. A maioria dos computadores atuais têm embutido o software de gerenciamento de potência, mas eles chegam ao usuário com essa tecnologia desativada, lembrou Weihl.
Fonte: Agenda Sustentável (http://www.agendasustentavel.com.br)
HSM Online

Nenhum comentário: