Troca de lâmpadas garantirá ao TJPA economia de R$ 60 mil ao ano

No Tribunal, foram substituídas 590 lâmpadas

Um projeto de eficiência energética no edifício sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) possibilitou a substituição de 350 lâmpadas internas fluorescentes por led e 140 lâmpadas externas e seus reatores por lâmpadas de maior eficiência. 

A troca faz parte de um termo de cooperação técnica celebrado entre o TJPA e as Centrais Elétricas do Pará S/A (Celpa), com o objetivo implantar ações que busquem racionalizar o uso de energia elétrica, uma vez que o TJPA reuniu pressupostos que o enquadram no Programa de Eficiência Energética realizado pela concessionária.

As substituições foram realizadas no andar térreo do prédio e na área do estacionamento na primeira quinzena de novembro. 

O projeto englobou a substituição de 350 lâmpadas internas fluorescentes de 32W por lâmpadas de led de 20W e 140 lâmpadas externas do tipo Vapor Metálico de 150W por lâmpadas de 70W com as mesmas características. 

De acordo com o estudo de eficiência energética da Celpa, a economia de recursos naturais e econômicos foi calculada em torno de mais de R$ 60 mil reais durante um ano.

Coordenadora do Núcleo Socioambiental, Evelise Rodrigues explicou que a ação fez parte de uma Chamada Pública, na qual os projetos de eficiência energética selecionados são custeados em sua totalidade pela distribuidora em cumprimento às determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de que as empresas concessionárias do serviço público de distribuição de energia apliquem 0,5% da Receita Operacional Líquida (ROL) em Programas de Eficiência Energética (PEE). 

Os critérios básicos de seleção de projetos atendem aos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE), definidos pela Aneel, a partir da Resolução Normativa n° 556, de 2 de julho de 2013.

O projeto foi acompanhado pelas secretarias de Administração e de Engenharia e pelo Núcleo Socioambiental. 

O engenheiro Carlos Bremgarther esclareceu que a Celpa realizou um estudo no edifício sede por meio do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que elaborou um pré-diagnóstico energético, contendo um levantamento preliminar das oportunidades de eficientização, os custos estimados de materiais, serviços de instalação, medição e verificação. 

No pré-diagnóstico, constaram as ações para o descarte de materiais, os relatórios técnicos e os custos da distribuidora, além da previsão de resultados energéticos em termos de redução de consumo e de demanda no horário de ponta.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa 
Texto: Will Montenegro 
Foto: WEB


Nenhum comentário: