Atrações turísticas mais sustentáveis: um mundo de opções!
























Quando se fala em turismo, logo vem à cabeça os grandes parques, praias, monumentos, museus e lugares mundo afora. 

O que nem todo mundo sabe, é que existem vários projetos que têm tornado vários desses pontos turísticos mais sustentáveis, no intuito de contribuir para a preservação do meio ambiente para as gerações futuras, aliando o entretenimento com sustentabilidade.


1- Bondinho do pão de açúcar com energia solar O bondinho do pão de açúcar é conhecido mundialmente, sendo o queridinho do Rio de Janeiro e do Brasil. Recentemente, foram desenvolvidos projetos para a produção de energia 100% limpa, por meio de um conjunto fotovoltaico. 

O uso das placas e painéis solares tem representado uma economia de 02 MWh por mês, os quais proviam anteriormente de rede elétrica convencional. 

E não para por aí! A CCAPA (Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar), que administra o ponto turístico, continuará investimento em projetos sustentáveis de eficiência energética, fazendo do bondinho um sistema de transporte limpo. atrações turísticas mais sustentáveis.


2- Cristo Redentor com iluminação LED O segundo da lista das atrações turísticas mais sustentáveis é considerado uma das sete maravilhas mundiais e, desde 2011, conta com uma iluminação sustentável em LED. A iluminação em LED apresenta alta eficiência energética e flexibilidade quanto ao gerenciamento da luz. 

Desde a utilização desse sistema, os gastos de energia do monumento do Cristo Redentor foram reduzidos em aproximadamente 20 vezes em relação à iluminação utilizada anteriormente. 

O sistema possui um controle inovador, chamado Lighting Control Engine, que permite um gerenciamento individual de cada projetor. 

O sistema permite a criação de um número de cenas praticamente infinitas, o que possibilita iluminar o cristo em diferentes momentos de forma única. atrações turísticas mais sustentáveis.


3- Torre Eiffel com energia eólica O ícone de Paris será abastecido com energia renovável. Foram instaladas duas turbinas eólicas no monumento capazes de gerar 10 mil Kwh de energia, a qual alimentará os museus, restaurantes e lanchonetes que ficam no primeiro andar da torre. 

Outras medidas também foram tomadas para tornar a Torre Eiffel sustentável, como iluminação de LED e um sistema de recuperação da água da chuva.


4 – Ônibus em Londres elétrico O ônibus é um dos símbolos do transporte público em Londres. E, desde o ano passado, os veículos desse tipo têm sido testados com eletricidade armazenada em baterias. 

A previsão é que até 2020 todos os veículos do transporte público de Londres sejam substituídos por veículos com zero emissão de carbono. O sistema funciona com uma recarga sem fio, com uma placa no solo possibilitando a transferência de energia. 

O ponto transfere para o conjunto de baterias do ônibus uma carga de 10 KW a cada cinco minutos.


5 – Times Square mais amigável para os pedestres A avenida mais famosa de Nova York, e uma das mais famosas do mundo, tirou os carros das ruas e deixou o espaço mais amigável para os pedestres através de praças criadas especialmente para eles. 

Os objetivos concentram na diminuição da poluição atmosférica e no aumento da qualidade de vida das pessoas nas ruas. 

Dados de 2014 apontam que 75% do espaço público dos principais cruzamentos da Times Square já estava sendo destinado aos pedestres, com mesas e cadeiras para conversar.

6 – Empire State Building em Nova York é LEED EB-OM O Empire State Building, em Nova York,se tornou um Green Building, certificado LEED EB-OM Gold em 2010, sistema de certificação para edifícios existentes que avalia a sua operação e manutenção. 

Esse sistema de certificação fornece um mapa claro de melhorias e aperfeiçoamentos, apresentando medidas simples para qualquer edifício, funcionando como uma boa ferramenta de gestão operacional.

7 – Disney com energia solar Recentemente, falamos aqui no SustentArqui sobre o projeto de energia solar que abastecerá os parques do Walt Disney World. Uma usina, inaugurada no último dia 12, foi desenvolvida com 48 mil painéis solares em uma fazenda localizada próximo ao parque Epcot, e produzirá uma energia de 5 megawatts. 

A usina tem o formato da cabeça do Mickey e o seu sistema possui eficiência mil vezes maior ao sistema utilizado nos telhados de residências para a captação de energia solar fotovoltaica. atrações turísticas mais sustentáveis - disney 
Foto: Nearmap 

Que esse tipo de conscientização se espalhe cada vez mais por atrações turísticas pelo Brasil e pelo mundo.

Site: SustenAquir

Nenhum comentário: