Saem certificações de sustentabilidade do algodão em Mato Grosso



Mato Grosso apresenta um número igual a 80% das propriedades certificadas na safra 2012/2013

Mato Grosso, o maior estado produtor de algodão no Brasil, já tem a primeira parcial de fazendas certificadas pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e licenciadas pela Better Cotton Initiative (BCI). 

A primeira lista já conta com 139 propriedades certificadas pelo ABR. Destas, 117 também pediram o licenciamento BCI.

O estado de Mato Grosso, devido ao alto número de fazendas, ainda não finalizou o processo de certificação. Mesmo assim, na primeira parcial, já apresenta um número igual a 80% das propriedades certificadas na safra 2012/2013.

“A tendência é de crescimento, como aconteceu em todos os outros estados. O produtor que não está em sintonia com os pilares de sustentabilidade, hoje em dia, acaba perdendo espaço no mercado. 

Por isso, temos certeza que, em breve, 100% dos produtores brasileiros serão certificados”, diz o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Gilson Pinesso.

Certificação – A certificação do programa ABR é feita em duas partes. Inicialmente, é realizada uma verificação interna pelas equipes de sustentabilidade das associações estaduais, que observam a conformidade das propriedades com a lista de requisitos do programa. 

“Os técnicos vão até as fazendas para uma avaliação e orientação sobre como corrigir os possíveis problemas”, explica Galbero.

Após a verificação interna e a correção das não conformidades, é o momento da verificação de terceira parte, por certificadoras independentes. 

Para a safra 2013/2014 as empresas contratadas para realizar a auditoria independente são a ABNT, que fará o trabalho em MT, MS, BA e MA; a SGS, em MG; e a Gênesis Group, em GO. O principal requisito para a seleção das empresas foi a acreditação internacional. Elas foram escolhidas após uma análise de preços e reconhecimento entre nove instituições.

ABR – O programa Algodão Brasileiro Responsável é uma iniciativa da Abrapa e de suas estaduais para unificar o protocolo de certificação de sustentabilidade na produção de algodão no Brasil. 

A partir da safra 2013/2014, o produtor certificado pelo ABR será, se assim quiser, automaticamente licenciado pela Better Cotton Initiative (BCI). 

O ABR baseia-se em princípios relacionados aos três pilares básicos da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.


Nenhum comentário: