OKAH MODULAR HOUSE de ANDRE SÖLA no MOVIMENTO EM REDE DA CASAMUNDOBRAZIL e EMPRESA VERDE BRASIL.

Por Anelise Stahl


O jeito de fazer inovação na CASAMUNDOBRAZIL incorpora inovação aberta e sustentabilidade. 

A CASAMUNDOBRAZIL acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável e na transformação das práticas em novos comportamentos.

Temos vivido a Inovação Aberta podendo exercitá-la a ponto de poder explicar o que está por trás deste termo. A melhor forma de entender a origem do conceito é compreender, quase intuitivamente que dentro de uma empresa deve haver uma mudança na forma em que as pessoas vêem a empresa e seu ambiente. 

Acreditamos que envolvendo outros parceiros no desenvolvimento de produtos, tecnologias ou serviços, pode agregar muito valor. 

A empresa deve considerar estabelecer cooperação com instituições de pesquisa, universidades, seus fornecedores e mesmo com os usuários de seus produtos.

Inovar abertamente significa estar atento ao mercado, uma vez que as melhores oportunidades podem ser adquiridas externamente , e a diversidade de ideias e a troca entre os agentes revelam além de uma tendência, uma nova perspectiva para as organizações.

Neste sentido, a Mormaii entra na nossa rede como a força motriz para a cocriação de um novo patamar de oportunidade na escolha para o consumo no VESTIR … onde a produção transparente eleva a consciência para um comportamento sustentável.

Mas vamos além … e incorporamos a busca por novos modos de ESTAR … onde vertiginosas mudanças econômicas, sociais e culturais solicitam novas alternativas de planejamento espacial fundamentadas em conceitos de habitabilidade* como a Mobilidade, Flexibilidade, Mutabilidade, Instantaneidade, Efemeridade e a Reciclagem.

Conforme preconiza o teste Pegada Ecológica do WWF, a dimensão das nossas moradias deve ser um dos pontos a ser levado em consideração na avaliação da nossa capacidade de responder às demandas socioambientais contemporâneas.

Acreditamos que O modelo de negócio possui um papel fundamental no processo… Em decorrência desse novo olhar, o modelo de inovação aberta representa uma ruptura de valores, na qual o conhecimento passa a ser adquirido por meio de parceiros que em conjunto adquirem competências necessárias à inovação em virtude de sua complementaridade.

Sendo assim, seguindo o nosso movimento em Rede na CASAMUNDOBRAZIL, vem a DÖO OPEN INNOVATION com o Projeto OKAH MODULAR HOUSE, que recebe o Prêmio de Inovação Tecnológica em Alumínio pela ALCOA em 2013, objetivando uma solução habitacional em conformidade com as tendências e necessidades contemporâneas, em consonância com a redução do impacto ambiental e do conceito DFA, Design for Assembly, resulta em um produto passível de ser produzido em escala industrial.

Vamos novamente exercitar o pensamento inovativo … e utilizar a INOVAÇÃO ABERTA para transformar o Projeto OKAH MODULAR HOUSE em uma realidade … onde poderemos, mais do que buscar novos negócios, entregar soluções sustentáveis buscando diferenciais por meio do conhecimento colaborativo. Olhando para cenários futuros …

Imaginem no caso do Rock in Rio , onde vivenciamos a busca por um mundo melhor … poder continuar propiciando a experiência mágica através da energia da música … o que já faz … e ainda diminuir a cada edição o impacto ao meio ambiente … 

É neste contexto que o projeto da Casa Modular surge, nos fazendo refletir sobre a relação que estabelecemos com o nosso espaço privado, buscando introduzir novos elementos de projeto que demonstrem de forma prática uma alternativa ao modelo atualmente corrente.

Outro aspecto inovador do projeto é a sua modularidade e portabilidade, uma vez que dentro do conceito deste projeto específico podemos conceber outros projetos que tenham diferentes números de módulos, com diferentes configurações e ainda desmontá-los e remontá-los em lugares diferentes em poucas horas – todos os módulos são compostos por peças e podem ser desmontados com facilidade. 

*Habitabilidade é um conjunto de condições que propiciam: Conforto Térmico, Umidade controlada, Ruído ideal, Ventilação adequada, Iluminação própria, Salubridade positiva. 


ASPECTOS CONTAINER X OKAH MODULAR HOUSE 


CONTAINER:

Dificuldade no transporte, distribuição e Armazenamento;
Demanda de customização com cortes à maçarico, soldas e usinagem pesada;
Necessidade de equipe especializada para instalação no terreno;
Necessidade de adequações para viabilizar Projeto Hidráulico, Elétrico;
Necessidade de adequações para viabilizar Isolamento Térmico;
Uso de ferramentas pesadas além de produtos químicos para manutenção;
Limitação da altura do pé direito em 2,59m, e na largura em 2,44m;


OKAH MODULAR HOUSE:

Facilidade no transporte, permite ser realizado por pequenos utilitários;
Produto permite comercialização em lojas de construção, Lerroy Merlin, etc;
Obedece aos conceitos básicos do Design for assembly, ou seja, produto com o menor número possível de peças; e peças que possam ser facilmente montadas.
Parte estrutural de montagem simples, no próprio local. Paredes instalação simples, (drywall ou vidro por ex);
Necessidade de um alicerce em concreto ou madeira para fixação das sapatas, no terreno;
Projeto hidráulico e Elétrico já embutido dentro das “asas estruturais”;
Isolamento térmico contido na própria parede drywall, e para fechamento em vidro película UV e controle térmico central;
Ferramentas leves, sem usinagem ou cortes;
Altra do pé direito de no mínimo 3m, podendo se multiplicar, 6m, 9m, 12m… sem limitações.
Largura mínima de 3m, podendo se multiplicar, 6m, 9m, 12m… sem limitações


Neste caso então, com a OKAH MODULAR HOUSE , buscamos novas perspectivas de atuação rumo a vantagens competitivas sustentáveis, perpetuadas pela inovação aberta, criando oportunidades de expansão desta premissa nos projetos de arquitetura sustentável , para a redução da própria área ocupada . 


“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.” (Nicolau Maquiavel

Conheça mais o projeto entrando em contato conosco:

anelise@casamudobrazil.com.br 

dooopenn@dooopen.com.br

gil@empresaverdebrasil.com.br 

Confira mais algumas imagens:

Nenhum comentário: