A sustentabilidade como fator de desenvolvimento econômico

4º Seminário Sebrae de Sustentabilidade apresenta o tema Negócios que Transformam Realidades, com a presença de especialistas internacionais
Rita Comini, Agência Sebrae



A abertura do Seminário Sebrae de Sustentabilidade na manhã desta terça-feira (29) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, foi marcada por ações concretas ligadas à agenda da sustentabilidade. 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou a segunda edição da Norma ABNT NBR-15.401 desenvolvida em parceria com o Sebrae, que contém requisitos para certificação em gestão sustentável nos meios de hospedagem. Saiba mais aqui.

Na ocasião, o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, ressaltou que o seminário integra uma programação abrangente. 

"A agenda da sustentabilidade é muito boa para os negócios porque ela não é contraditória com o lucro, pelo contrário, é complementar", disse, acrescentando que se trata também de um desafio.

Segundo Barretto, os negócios que forem pelo caminho da sustentabilidade levarão vantagem. 

“Ações como uso racional da água, eficiência energética, busca por fontes alternativas de energia, reaproveitamento de materiais não são apenas questões ambientais, mas econômicas”, aponta o presidente, lembrando que o crescimento da população mundial e brasileira exige novas posturas e é um desafio que o planeta enfrenta. 

“É um longo caminho que temos que percorrer e o Sebrae tem o papel de fazer com que os pequenos negócios possam seguir essa trilha”.]

O diretor-técnico Carlos Alberto dos Santos fez uma apresentação sobre soluções do Sebrae na área e citou o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que fez uma difusão em grande escala de informações referentes ao tema, além de ações da Universidade Corporativa Sebrae e do Sebraetec

“Temos os infográficos customizados pelo CSS voltado aos empresários, por exemplo, que são demonstrações de boas práticas e que contemplam ações nos setores de comércio, serviços, indústria e agronegócios”.

Seminário

Estimular boas práticas de sustentabilidade, conscientizar empresários e influenciar ações dos pequenos negócios. Com estes e outros objetivos está sendo realizado até esta quinta-feira (29), em Cuiabá, o 4º Seminário Sebrae de Sustentabilidade, com o tema Negócios que Transformam Realidades.

O evento foi estruturado com palestras, diálogos, apresentação de casos de sucesso, reflexão e paineis. Haverá duas palestras magnas: a de Marita Koch-Weser sobre A Realidade Global e a Transformação dos Negócios; e do economista Sérgio Besserman, presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Rio de Janeiro, abordando o tema A Liderança e a Gestão Sustentável.

Sobre o Centro Sebrae de Sustentabilidade

Localizado em Cuiabá (MT), o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae sobre o tema. Desde 2010, vem construindo um banco de conteúdo especializado e acessível aos diversos setores da economia nacional.

Seu objetivo é levar conhecimento aos pequenos negócios, ressaltando as vantagens de ser sustentável.

Nenhum comentário: