Projeto brasileiro de casa sustentável participa de competição no Solar Decathlon Europe

Fonte: Procel Info



Espanha – A Ekó House, desenvolvida por alunos da USP e da UFSC, está participando da Solar Decathlon Europe que acontece na Espanha. 

O projeto elaborado por meio de parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de São Paulo (USP), é o único representante do Hemisfério Sul na competição. 


A casa sustentável também contou com o apoio da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam) e com a colaboração da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Foram necessários dois anos para concluir a montagem da residência, desde o seu projeto até a execução. 


A Ekó House, inspirada na tradição dos índios Tupi-Guarani, consiste em uma casa de 50 m² que possui geração de energia a descarte de resíduos, além de varanda dimensionada para controlar trocas de calor e separação de águas para serem tratadas e reutilizadas posteriormente. 

O Solar Decathlon Europe é uma competição bianual de universidades que projetam e constroem casas autossuficientes, operando somente com energia solar. 

Além de apresentar projetos das habitações, as equipes também precisam construí-las e colocá-las em funcionamento. 

Um dos critérios para vencer o concurso é voto popular que pode ser feito pela internet, através do site Solar Decathlon

Vote na Ekó House, o projeto que representa o Brasil na competição, e acompanhe o ranking das categorias aqui .

Nenhum comentário: