Plaenge entrega “fábrica verde” de olho na sustentabilidade

A Divisão Industrial da Plaenge concluiu em agosto a nova fábrica da Coca-Cola em Maringá, executada dentro dos critérios do Selo Verde, com a utilização de avançados conceitos de sustentabilidade. 


O planejamento respeitou os princípios da bioarquitetura, que visam causar o menor impacto possível ao meio ambiente, buscando economia de energia, redução no consumo de água, menos desperdício e otimização gerada pelas matérias-primas utilizadas. 

A fábrica, que está entre as maiores e mais modernas da América do Sul, passa por um processo de obtenção da Certificação Leed (Leadership in Energy Environmental Design) que garante a implantação de boas práticas da construção sustentável. 

A Plaenge já tem experiência na edificação de projetos neste padrão sustentável, tendo entregue a fábrica da Matte Leão (empresa do Grupo Coca-Cola) dentro do conceito “Fábrica Verde”, empreendimento certificado no início de agosto em Curitiba. 

A nova unidade industrial possui 33 mil metros quadrados e contou com investimentos de R$ 150 milhões. Além da construção da fábrica para produção e envase dos refrigerantes, a Plaenge finalizou as obras de ampliação dos galpões para estocagem de produtos acabados, nova oficina de manutenção e expansão da malha viária interna, com ruas, estacionamento e pátios de carga e descarga.

A parceria entre os dois grupos começou em 1971 quando a Plaenge construiu a unidade de Cambé da Coca-Cola. 

De lá para cá, a empresa de engenharia participou da construção de mais de 60% das fábricas da Coca-Cola no Brasil, seja no projeto, na construção ou na montagem das linhas de produção. 

A Plaenge também projetou duas fábricas do refrigerante na Venezuela.

O diretor da Plaenge, Édison Holzmann, que esteve presente à inauguração, enfatizou que a sustentabilidade é o único caminho viável para a continuidade do progresso em compromisso com o meio ambiente. 

“Significa criarmos menos impacto, tanto na construção quanto ao longo da vida útil do empreendimento”, pontuou. 

Holzmann destacou que alguns conceitos de sustentabilidade da divisão industrial também são utilizados na construção de apartamentos, como melhor aproveitamento da luz natural, captação de água de chuva, ventilação, entre outros. 

A Plaenge Industrial é responsável pela construção de mais de 60% das fábricas da Coca-Cola no Brasil, além de duas fábricas na Venezuela.

Nenhum comentário: