45º Congresso Internacional da ABTCP aborda avanços na área técnica e ambiental do setor de C&P

Programação traz palestras sobre o uso da nanotecnologia, da biotecnologia e de novas técnicas na área de tratamento de efluentes e reciclagem

Da Redação


Principal evento do setor de celulose e papel, o ABTCP 2012 – 45º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, vai apresentar os avanços tecnológicos registrados no Brasil e no exterior na indústria de celulose e papel. 

Também serão destacadas as técnicas que ampliam as práticas sustentáveis no setor.

O uso da nanotecnologia e da biotecnologia, as aplicações de técnicas avançadas na produção de papel e de celulose, o mercado dos materiais lignocelulósicos e dos biomateriais florestais são alguns dos temas que serão apresentados nas quase 100 palestras programadas nos três dias de evento, por especialistas estrangeiros e brasileiros.

Sob o aspecto ambiental, serão mostrados os avanços em áreas como a gestão e o tratamento dos efluentes – com destaque para a busca de excelência e otimização das plantas de efluentes – e a reciclabilidade de papéis comerciais, entre outros temas. 

Ainda sob o aspecto da sustentabilidade, as operações de celulose e papel em plantas com o conceito de biorrefinaria – unidade industrial que converte biomassa em energia e produtos refinados – também são destaque do evento (a programação completa e detalhada do evento está disponível no site:

O ABTCP 2012 – 45º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel será realizado pela ABTCP em parceria com as congêneres Tecnicelpa (Associação Portuguesa dos Técnicos das Indústrias de Celulose e Papel) e Riadicyp (Associação Ibero-americana de Docência e Investigação em Celulose e Papel) e contará com a participação de fabricantes do setor e ações institucionais sobre a sua fundação em seu estande.

A novidade desta edição fica por conta do Ciadicyp – Congresso Ibero-Americano de Investigações em Celulose e Papel, importante evento do setor já organizado anteriormente na Argentina, Espanha, Chile, México e Portugal. 

Sob o tema Grandes Desafios na Pesquisa e Tecnologia de Materiais Lignocelulósicos e de Celulose e Papel, o Congresso terá sessões técnicas sobre automação e controle de processo; celulose; engenharia e manutenção; meio ambiente; papel; recuperação e utilidades.

O Transamérica Expo Center fica na Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 (Próximo à Ponte Transamérica). Nos dias 9 e 10/10, a exposição poderá ser visitada das 13h às 20h e no dia 11/10 – das 13h às 18h. 

Já o congresso acontecerá nos dias 9 e 10/10 – das 9h às 17h30 e no dia 11/10 – das 9h às 16h. 

Nenhum comentário: