Sustentabilidade: Projeto Superação Profissional oferece cursos gratuitos para comunidade do interior paulista

A proposta, desde o início do Projeto, em fevereiro de 2011, foi a de utilizar nos cursos de Inclusão Digital os sistemas opensource para usuários finais 

Por Superfort
 

 
Uma das palavras de ordem no contexto da gestão atual é "sustentabilidade".
O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar;conservar, cuidar).


Na contemporaneidade, enfrentamos problemas tanto ambientais como sociais que, independente de posturas políticas e ideológicas, pedem alguma solução.

Neste contexto, o conceito de sustentabilidade está relacionado com o da responsabilidade social das organizações. O tema tem sido amplamente discutido e muitas ações são realizadas.

Neste artigo, queremos mostrar a iniciativa de uma empresa localizada na cidade de Rio Claro, interior do Estado de São Paulo, que, com poucos recursos e muito boa vontade, está fazendo a diferença e serve de exemplo a ser pensado no setor da educação.

Trata-se de um projeto de inclusão digital e profissional que disponibiliza cursos gratuitos à comunidade local. Os professores dos cursos são colaboradores da empresa. A empresa, além de doar os equipamentos, disponibiliza para os colaboradores voluntários 3 horas semanais, durante as quais em vez de desempenharem suas atividades na empresa, estão contribuindo com a comunidade no âmbito mais importante, o socioeducacional com foco na profissionalização.

A proposta, desde o início do Projeto, em fevereiro de 2011, foi a de utilizar nos cursos de Inclusão Digital os sistemas opensource para usuários finais. Para tanto, foi implementado o sistema operacional Linux Unbuntu e o pacote de aplicativos LibreOffice, com os quais os alunos aprendem os conceitos básicos de edição de textos, planilhas de cálculos eapresentações em slides.

A maior dificuldade em manter um projeto com uma sala com dez computadores e acesso à internet, além de profissionais que detém o conhecimento técnico e softwares para treinamento, é o custo alto. No aspecto econômico, isso implica na aquisição de software, contratação de professores, compra e manutenção de equipamentos, bem como a infra-estrutura.

É importante ressaltar a vantagem para o projeto de responsabilidade social e Inclusão Digital que utilizam Software Livre. Pesquisa realizada pela empresa SuperSoft resultou na busca pelo software livre e a relação custo-benefício que ele representa para o Projeto como um todo, pois não implica em custos de licenciamento e instalação. 

Além disso, existe o desafio de elaborar o material didático para uso em sala de aula, apostilas, plano de aulas e mapas de atividades e encontramos o apoio necessário com a Comunidade LibreOffice, os quais forneceram prontamente as apostilas para serem usadas no curso de Inclusão Digital – Informática Básica.

Para os demais cursos são utilizados os sistemas desenvolvidos para SuperSoft e disponibilizados para os alunos uma versão didática, viabilizando estudar em casa, para aqueles que possuem equipamentos.

No 1º semestre de 2011, Superação Profissional recebeu algumas doações de equipamentos usados de empresas privadas para apoiar o trabalho que está sendo realizado. Estas doações proporcionaram a troca e melhoria dos equipamentos que estavam em uso, contribuindo para a melhoria da infra-estrutura. Com essas doações, foram disponibilizados 6 monitores usados que puderam ser sorteados entre os alunos, o que gerou uma satisfação muito grande para eles.

Desde fevereiro, este projeto de responsabilidade social está sendo um sucesso e a procura aumentou muito no 2º semestre, sendo possível iniciar onze novas turmas de cursos básicos, duas de Auxiliar de Livros Fiscais, três de Auxiliar de Recursos Humanos, duas turmas de Auxiliar de Contabilidade e três turmas de Informática. Além disso, o interesse de voluntários em participar do projeto também teve destaque, agora conta com quatro voluntários que dedicam parte do seu tempo livre para ensinar. Com esta equipe de voluntários o Projeto Superação Profissional atende um número maior de alunos interessados em melhorar seus conhecimentos e dedicar–se a uma profissão para ser absorvido pelo mercado.

É importante ressaltar que os tutores são voluntários/colaboradores de empresa SuperSoft e, com o apoio de novos voluntários, o resultado esperado na formação de mão-de-obra qualificada será maior.

O resultado de todo este trabalho foi a certificação de 41 alunos das primeiras turmas no dia 07/11/2011 com a presença do prefeito Du Altimari e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosana Pinhatti Altimari, entre outras autoridades da atual administração da cidade de Rio Claro, bem como o diretor da empresa SuperSoft Sistemas, Alexandre Cesar de Mattos, Ana Claudia Cesar de Mattos, idealizadora do Projeto Superação Profissional e Ana Sanchez, Coordenadora do Projeto.

Esses alunos receberam o Certificado de Conclusão dos cursos básicos de Informática, Auxiliar de Livros, Folha de Pagamento e Contabilidade e fazem parte do projeto de responsabilidade social mantido pelas empresas SuperSoft Sistemas e Talklink em parceria com o Fundo Social de Solidariedade da cidade de Rio Claro.

Para 2012 serão lançadas novas turmas com projetos para novos cursos, de acordo com a demanda existente.

Conheça mais o Projeto Superação Profissional acessando os links: 

Nenhum comentário: