Prêmio incentiva gestão profissional no artesanato

Assessoria Sebra/MA

Para identificar as melhores práticas de artesanato em todo o país, será realizada a 3ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Os interessados em participar podem se inscrever a partir desta segunda-feira (3) a 30 de novembro.




A premiação, realizada de três em três anos, incentiva os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios. As duas primeiras edições foram realizadas em 2006 e em 2009.

O Sebrae espera receber mais de mil inscrições neste ano. Os vencedores serão selecionados entre empreendedores individuais, grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas.

A seleção considera critérios de inovação dos produtos, adequação econômica e ambiental, qualidade e responsabilidade social, entre outros quesitos. Ao todo, 180 unidades produtoras receberão visitas para a escolha das cem melhores. A premiação acontece em agosto de 2012.

Os vencedores têm a oportunidade de expor seus produtos em quatro eventos comerciais de expressão nacional. Eles podem ainda usar o selo TOP 100 de Artesanato e divulgar seus produtos no catálogo do prêmio.

Profissionalização
O objetivo do TOP 100 é estimular a melhoria do artesanato brasileiro, principalmente na gestão dos processos - da produção ao comércio. A profissionalização da administração foi um dos benefícios da vitória do grupo Marcheteria do Acre, na edição de 2009.

Os 23 artesãos do município de Cruzeiro do Sul passaram a gerir o negócio de forma mais eficiente para atenderem à demanda, que não para de crescer. "Hoje temos uma política de vendas bem organizada, o que foi necessário para suprir o aumento da procura. Nossa venda mensal passou de 220 peças, em 2008, pouco antes do prêmio, para mais de 500, agora", conta a coordenadora do grupo, Florinda Bissoli.

Há 15 anos, os artesãos praticam a marchetaria, arte de empregar madeiras incrustadas, embutidas ou aplicadas em peças de marcenaria, artigos decorativos e utensílios como porta-joias.