COPA DE 2014: SETOR JÁ PERCEBE EFEITOS POSITIVOS DO MUNDIAL

 
Sondagem Especial Indústria da Construção, divulgada nesta terça-feira, dia 18 de outubro, pela Confederação Nacional da Indústria e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), revela que o setor da construção já percebe os efeitos positivos da Copa do Mundo de 2014. 
 
De acordo com a amostra, realizada junto a 411 empresas, sendo 212 pequenas, 149 médias e 50 grandes, no período de 1º a 15 de julho, quatro em cada cinco empresas (85%) acreditam que a Copa do Mundo gerará um impacto positivo para a Indústria da Construção. 
 
Apenas 7% das empresas afirmam que não haverá impactos para o setor e 8% apontam que o impacto será negativo. O aumento das obras e serviços é esperado por 95% das empresas que acreditam em benefícios para seus negócios. 
 
Em termos de abrangência, os benefícios diversificação de produtos e/ou atividades, maior visibilidade da empresa e disponibilidade de novas tecnologias aparecem empatados, com 86% de registros. 
 
Além disso, 71% das empresas afirmam que a falta ou alto custo da mão de obra é um obstáculo para a realização do evento; 47% das empresas acreditam que a Copa trará benefícios para a própria empresa; 18% das empresas que esperam impactos positivos já percebem esses efeitos em seus negócios, e 48% das empresas veem a burocracia do processo licitatório como um dos gargalos para a realização do evento. 
 
Entre as grandes empresas, a expectativa de um impacto positivo para o setor é unânime. Entre as pequenas, 81% afirmaram que o efeito positivo, contra 12% que apontam que o efeito será negativo.  
 
Clique aqui para acessar a íntegra da Sondagem Especial – Copa do Mundo de 2014.