Tecnologia e Sustentabilidade do Rio ao Sudoeste

Por Lucas Carniel




Veja a galeria de fotos 
Brasil - O Jornal Aqui Sudoeste apresenta uma série de três reportagens sobre tecnologia com sustentabilidade. 
 As matérias serão publicadas conforme informações do arquiteto de rede da ACP Tecnologia Rodrigo de Lima Souza, que, junto com o analista de rede da Shamah Solutions, Juliano Jean Alves Pereira, participou do Rio Global Green Business, que debateu a importância de se investir em tecnologia, aliando com a preservação da natureza.

O evento, que aconteceu de 1º a 3 de junho, no Rio de Janeiro, serviu como preparação para a Conferência da ONU – que será realizada na Cidade Maravilhosa, em 2012. Reuniu empresas de tecnologia, instituições financeiras e gestores públicos, como o governador do Rio, Sergio Cabral, ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, o governador do Amapá, Camilo Capiberibe e o diretor geral do Ministério do Meio Ambiente da Itália, Corrado Clini, entre outros.

Rodrigo e Juliano relatarão nesta série suas impressões sobre as várias inovações implantadas no mercado tecnológico e como estas transformações poderão chegar ao Sudoeste.

“O mundo todo tem uma meta de preservação de meio ambiente e utilização dos recursos naturais. E o Brasil não está conseguindo cumprir essas metas. Esse evento foi uma união de esforços entre iniciativa pública e privada para tentar chegar nessas metas”, diz. “Vimos o que está sendo feito quanta à tecnologia sustentável, ou seja, desde equipamentos que geram energia com luz solar, energia eólica...”.

Além de equipamentos eletrônicos que não agridem o meio ambiente, os beltronenses viram como a iniciativa pública está agindo na preservação ambiental. “No Pernambuco, o governo está levando este debate ambiental para as escolas municipais, com isso, os custos de energia elétrica estão diminuindo. O Rio de Janeiro também tem uma série de ações, uma delas é a internet gratuita usando energia sustentável. O que mais nos chamou atenção é como nossa região está longe desse debate”, disse.

Tecnologias simples, e que podem, inclusive, serem adotadas nas residências, também chamaram a atenção de Rodrigo e Juliano. “Vimos que a energia eólica e o tratamento de água é uma das medidas para a preservação do meio ambiente. Aqui a gente já sabe que a Copel explora esse setor, no entanto, o que vimos no Global Green Business foi a utilização destas tecnologias de modo caseiro. Basta instalar o equipamento e você pode produzir energia da tua casa!”. Segundo Rodrigo, o desafio de empresas e governos é produzir estes equipamentos no Brasil, pois os que circulam no país são importados, tendo, portanto, alto valor agregado por conta de tarifas alfandegárias.

“A gente percebe que está todo mundo alienado, são poucas ações na prática quanto essa parte de tecnologia sustentável. No Rio de Janeiro encontramos projetos que estão sendo realizados na prática”, disse Juliano.

Na próxima matéria desta série será abordada a aplicação de tecnologia sustentável na região Sudoeste.


Na foto, durante o Rio Global Green Business, Rodrigo de Lima Souza, da ACP Tecnologia; Juliano Jean Alves Pereira, da Shamah Solutions; Fernando Cardoso, da Active Solucoes em Internet; Marcello Ulivieri, presidente da Terre Del Levante Fiorentino. 

Nenhum comentário: