UFPA inaugura laboratório de energias renováveis

A Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugurou oficialmente nesta segunda-feira (28/06) o Laboratório de Energias Renováveis e Eficiência Energética. A instalação foi construída para abrigar o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (Gedae), que, até então, desenvolvia os seus trabalhos em um espaço de 180m². A partir de agora, a equipe contará com 800m² de área construída e mais 1,2 mil m² para experimentações e treinamento de pessoal.


O Gedae é o grupo-líder do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA), um Instituto que inclui ainda outros grupos de pesquisa, sendo três da própria UFPA. João Tavares Pinho, coordenador do Gedae, destaca a importância da unidade para as pesquias. “Nós nos ‘espremíamos’ em 180m² no laboratório de Engenharia Elétrica. Agora, nós teremos mais espaço para desenvolver melhor as nossas pesquisas em fontes renováveis e eficiência energética".

Ligado à Faculdade de Engenharia Elétrica e funcionando desde novembro de 94, o Gedae tem dedicado os seus estudos a pesquisar e desenvolver tecnologias de baixo custo para atendimento de pequenas e médias demandas energéticas. Além disso, o Grupo também presta serviços na forma de consultorias e cursos à comunidade em geral.
O Laboratório foi construído com recursos provindos da Fundação Vitae, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Eletronorte. Além disso, o próprio prédio foi construído com uma arquitetura que visa a economia de energia elétrica, com soluções que minimizam a necessidade de luz e aparelhos de ar condicionado.

Nenhum comentário: