Portugal - CidadeMais celebra ambiente e sustentabilidade nos Jardins do Palácio de Cristal


De 7 a 10 de julho , o Porto acolhe a terceira edição do evento, organizado pela Câmara do Porto em parceria com a daRaiz e a BioRumo.

Durante quatro dias, o CidadeMais vai apresentar mais de 40 atividades gratuitas, entre conferências, um "mercadeco", oficinas, conversas, aulas abertas e espetáculos, além de uma praça empresarial exclusivamente alimentada a energia solar. 

A iniciativa pretende divulgar e promover a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, através do encontro de diferentes projetos, empresas, autarquias, instituições e cidadãos. 

O tema da edição deste ano é "Território Sustentável".

A sessão de abertura ira decorrer na próxima quinta-feira, dia 7 de julho, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Entre outros oradores, contará com as presença de Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto, e de William Lin, Diretor-Geral da JustWe, que vai falar sobre Zhongshan, uma cidade chinesa considerada modelo em termos de qualidade do ar e modo de vida sustentável.

O segundo dia da conferência, na sexta-feira, dia 8, terá como convidados a coordenadora nacional do Movimento Global Fashion Revolution, Salomé Areias, ativista na defesa dos direitos dos trabalhadores do mundo da moda e de uma maior sustentabilidade no setor, e ainda Ashima Sukhdev, representante da Fundação Ellen MacArthur e líder do movimento internacional de Economia Circular. 

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, também estará presente.

Diversas oficinas vão estar espalhadas pelos Jardins do Palácio de Cristal, dirigindo-se a crianças e adultos. 

A Plano Clima vai explicar como planificar a horta através de previsões milenares e populares, enquanto a bióloga Raquel Lopes vai despertar a curiosidade na observação e reflexão sobre árvores monumentais. 

A Associação Cais, com o seu projeto CAIS Recicla, apresentará "Repórteres de Rua", permitindo a crianças experimentar ser jornalistas. 

E a SUMA voltará a trazer a Lixoteca, um autocarro onde crianças e adultos podem aprender a construir um ambiente melhor.

Os visitante poderão ainda participar em diferentes aulas abertas, como yoga para crianças, com Sandra Gaio, yoga a pares, ou ainda acroyoga, com a OM Gaia e o grupo de Capoeira Abadá.


Podem consultar o programa completo do CidadeMais, incluindo a agenda de espetáculos, no site oficial do evento, que em 2015 teve participação de 20 mil pessoas.

Nenhum comentário: