De 7 a 10 de julho , o Porto acolhe a terceira edição do evento, organizado pela Câmara do Porto em parceria com a daRaiz e a BioRumo.
Durante quatro dias, o CidadeMais vai apresentar mais de 40 atividades gratuitas, entre conferências, um "mercadeco", oficinas, conversas, aulas abertas e espetáculos, além de uma praça empresarial exclusivamente alimentada a energia solar.
A iniciativa pretende divulgar e promover a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, através do encontro de diferentes projetos, empresas, autarquias, instituições e cidadãos.
O tema da edição deste ano é "Território Sustentável".
A sessão de abertura ira decorrer na próxima quinta-feira, dia 7 de julho, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Entre outros oradores, contará com as presença de Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto, e de William Lin, Diretor-Geral da JustWe, que vai falar sobre Zhongshan, uma cidade chinesa considerada modelo em termos de qualidade do ar e modo de vida sustentável.
O segundo dia da conferência, na sexta-feira, dia 8, terá como convidados a coordenadora nacional do Movimento Global Fashion Revolution, Salomé Areias, ativista na defesa dos direitos dos trabalhadores do mundo da moda e de uma maior sustentabilidade no setor, e ainda Ashima Sukhdev, representante da Fundação Ellen MacArthur e líder do movimento internacional de Economia Circular.
O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, também estará presente.
Diversas oficinas vão estar espalhadas pelos Jardins do Palácio de Cristal, dirigindo-se a crianças e adultos.
A Plano Clima vai explicar como planificar a horta através de previsões milenares e populares, enquanto a bióloga Raquel Lopes vai despertar a curiosidade na observação e reflexão sobre árvores monumentais.
A Associação Cais, com o seu projeto CAIS Recicla, apresentará "Repórteres de Rua", permitindo a crianças experimentar ser jornalistas.
E a SUMA voltará a trazer a Lixoteca, um autocarro onde crianças e adultos podem aprender a construir um ambiente melhor.
Os visitante poderão ainda participar em diferentes aulas abertas, como yoga para crianças, com Sandra Gaio, yoga a pares, ou ainda acroyoga, com a OM Gaia e o grupo de Capoeira Abadá.
Podem consultar o programa completo do CidadeMais, incluindo a agenda de espetáculos, no site oficial do evento, que em 2015 teve participação de 20 mil pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário