Estado do Paraná vai reconhecer empresas que emitirem menos gases de efeito estufa

                                Créditos - Idéiaweb

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA/PR) vai reconhecer, com o “Selo Clima Paraná”, as empresas que emitirem menos gases de efeito estufa na atmosfera.

Esses gases contribuem para as mudanças climáticas. No último dia 22 de dezembro, o secretário Antonio Caetano de Paula Júnior assinou a resolução que aprova a concessão do Selo.

O reconhecimento será dado às organizações que têm, comprovadamente, o selo de qualificação do Programa Brasileiro GHG Protocol, administrado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). 

O programa tem o objetivo de manter um registro público de emissões de gases de efeito estufa, de acordo com a quantificação utilizada pela FGV no Brasil.

O Selo Clima Paraná terá validade de um ano e será dividido nas classificações Ouro, Prata e Bronze. 

As empresas interessadas devem preencher a declaração do registro público e do protocolo de intenções no site da secretaria, no endereço www.meioambiente.pr.gov.br .

Um grupo técnico vai avaliar as declarações. O grupo será formado por representantes da secretaria, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e de organizações da sociedade civil que façam parte do Conselho Estadual do Meio Ambiente.


Inventário

Em novembro de 2014, o Governo do Paraná apresentou o primeiro Inventário Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa e propostas de mitigação de emissões setorizadas do Estado do Paraná.

O inventário mostra a quantidade de gases de efeito estufa que os principais setores da economia emitem na atmosfera. É o primeiro levantamento feito no Estado, e dará suporte para ações de redução e neutralização das emissões.

Além do Paraná, apenas cinco Estados fizeram seus inventários: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e Rio Grande do Sul.


Setores avaliados

O inventário paranaense seguiu as diretrizes do Ministério da Ciência e Tecnologia. Foram avaliados os setores de energia, agricultura, floresta e outros usos do solo; processos industriais; e usos de produtos, resíduos e saneamento.

O setor de energia é responsável pela geração de 45,63% das emissões do Paraná, com 206 milhões de toneladas de gases emitidos no período avaliado.

As emissões do setor de agricultura, florestas e outros usos do solo aparecem em segundo lugar com 41,63%, totalizando 178 milhões de toneladas produzidos em oito anos.

Em terceiro lugar está o setor de processos industriais e uso de produtos, com 37 milhões de toneladas, equivalente a 8,18% das emissões do Paraná.

O setor de resíduos e saneamento está em último lugar entre os segmentos avaliados, com 22 milhões de toneladas de gases gerados. A variação no setor foi de 29% e as emissões representam 4,93% do total das emissões do Paraná.

Nenhum comentário: