Ultragaz recebe o selo Carbon Free

O plantio de 522 árvores compensa as emissões de CO? equivalentes a 82,52 toneladas de gases de efeito estufa emitidos durante o projeto Ultragaz Cultural.


 
A Ultragaz, líder e pioneira na distribuição de Gás LP (Liquefeito de Petróleo) há 75 anos no Brasil, incorporou a Sustentabilidade ao DNA da marca e possui políticas e diretrizes bem definidas, percebidas no dia a dia da companhia pelos valores compartilhados entre os funcionários, em todos os níveis da organização.

A Sustentabilidade na Ultragaz permeia diferentes esferas da companhia, desde o desenvolvimento de produtos que não agridem o meio ambiente a ações em comunidades carentes, campanhas informativas para os consumidores e projetos educacionais para os funcionários. 
 
É o olhar para o futuro que pauta a Ultragaz, pois a empresa acredita que é fundamental analisar o impacto que as decisões de hoje causarão nas próximas gerações.

Foi com esta orientação que a Ultragaz decidiu investir na compensação das emissões de GEE – Gases de Efeito Estufa, do projeto Ultragaz Cultural. O cálculo para estimar as emissões foi feito com base no consumo de combustível durante a locomoção da carreta do projeto e do funcionamento do gerador e do ar-condicionado, por meio da metodologia GHG Protocol.

A OSCIP Iniciativa Verde, organização ambientalista dedicada à busca pela redução de impactos ambientais provocados pelas atividades humanas, concedeu o selo Carbon Free à Ultragaz pela compensação de 82,52 toneladas de gases de efeito estufa decorrente da realização do Ultragaz Cultural de 2008 a 2011. 
 
Para isso, a companhia realizou o plantio de 522 árvores nativas da Mata Atlântica e realizará a manutenção da área restaurada pelo período de dois anos, com a finalidade de garantir que a floresta se desenvolverá, e ainda fará o monitoramento anual no local durante 30 anos.

O restauro florestal foi projetado a partir de critérios como máxima diversidade de espécies, divisão por classe de sucessão e condições específicas do local escolhido, visando restaurar a vegetação nativa da área o mais próximo possível de sua condição original. O restauro foi realizado nas áreas de preservação permanente de mata ciliar, localizadas nos limites do Bioma Mata Atlântica.

Para Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Ultragaz, receber o selo é como completar um ciclo. “Esse é um dos principais projetos da área e representa o empenho da Ultragaz em levar arte a quem nunca teve acesso a esse tipo de manifestação cultural. 
 
Além disso, a empresa reforça seu compromisso social, cria valor para as comunidades onde atua, promove o desenvolvimento sustentável e reforça seu comprometimento com o meio ambiente. E, este ano, iremos manter a iniciativa, para compensar as emissões da edição de 2012 do Ultragaz Cultural”.

Ultragaz Cultural -O projeto Ultragaz Cultural leva arte e cultura a comunidades carentes há 10 anos. A iniciativa já proporcionou o primeiro contato com o teatro, a literatura, a música, a dança e o cinema para alunos de escolas públicas e crianças assistidas por entidades filantrópicas em todo o Brasil. O percurso, que inclui cidades de Norte a Sul do País, é realizado em uma carreta que comporta uma sala de cinema de 92 lugares.

Com o projeto Ultragaz Cultural, a Ultragaz cumpre com excelência a sua Missão de Sustentabilidade, que é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, investindo em projetos educativos, culturais e de preservação ambiental com foco em sustentabilidade do negócio.

Desde 2008, quando o foco do projeto passou a ser o cinema, mais de 79 mil pessoas já foram impactadas. Darcia Cristina Dutra, Gestora da Escola Caic, de Cabo de Santo Agostinho (PE), explica a importância do projeto para as comunidades visitadas: 
 
“Quero agradecer à Ultragaz, pois esse projeto veio nos beneficiar com o cinema, e no Brasil o cinema ainda é muito caro e muitos desses alunos não têm nem merenda em suas casas e muito menos condições de pagar para ir ao cinema”.

www.ultragaz.com.br e 0800-70-10-123 |

Ouvidoria: ouvidoria@ultragaz.com.br e telefone (11) 3177-6481.

Nenhum comentário: