Sustentabilidade é diferencial competitivo, afirmam empresários

Durante conferência em Londrina, Terramater, Joyful, Biopar, Tamarama Metais e Masisa mostraram como transformar práticas sustentáveis em negócios 
 
  Jorge Hillmann, da Masisa, empresa que adota conceito do triplo resultado (Foto: José Carvalho)
Uma empresa competitiva é aquela que incorpora os aspectos de sustentabilidade em seu processo produtivo e na gestão. Para isso, é necessário que as organizações revejam seus processos de gestão e estejam abertas à nova tendência. Essa foi a tônica das discussões da Conferência BAWB 2010 (sigla em inglês para Empresas como Agentes em Benefício do Mundo), na quarta-feira (1º), em Londrina. A conferência, realizada pela Fiep, Sesi Paraná e Unindus, com o  patrocínio do Sesi Nacional, mostrou estratégias empresariais que transformam práticas sustentáveis em negócios. "O grande desafio é tornar a sustentabilidade como parte da cultura da empresa. Uma organização que não tenha revisto seus processos de gestão terá dificuldades em avançar nos conceitos de sustentabilidade", afirmou Marcelo Linguitte, diretor da Terramater, de São Paulo. A Masisa, de Ponta Grossa, já internalizou os conceitos de sustentabilidade em toda sua gestão. "Trabalhamos com o conceito de gestão pelo Triplo Resultado, uma forma de gestão que avalia não apenas os resultados financeiros, mas também sociais e ambientais de cada decisão de negócios", afirmou Jorge Hillmann, diretor geral da Masisa Brasil. Leia mais clicando aqui.
  Moysés Simantob proferiu a palestra de abertura e falou sobre a empresa do futuro (Foto: Josoé de Carvalho)

Empresa do Futuro - Na abertura do evento, na noite de terça-feira (31),  Moysés Simantob, professor do Departamento de Operações da FGV-EAESP, ministrou palestra sobre o modelo de empresa do futuro. Segundo ele, uma das definições mais aceitas é o daquela que aprende mais rápido que a concorrência, produz inovação e trabalha com questões sustentáveis. Na avaliação de Simantob, a sustentabilidade corporativa deve ser vista como uma abordagem de negócios para agregar valor à empresa, aos seus produtos e a sua marca. "Enxergar os obstáculos para produzir diferente, de modo sustentável, é o que as empresas devem buscar", afirmou, destacando que as questões referentes à sustentabilidade vêm deixando de ser uma obrigação e passam a ser um ponto de vista, uma nova lógica de fazer negócios. "Temos que produzir mais e gastar menos", disse. Saiba mais clicando aqui.

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