Sustentabilidade - Escultura da Paraolimpíada atrai olhares em Copacabana

Feita de plástico reciclado, a obra, de quatro metros de altura por três de comprimento, tem diferentes texturas e cheiros

POR MAURICIO PEIXOTO


                         Torcedores interagem com escultura feita de plástico reciclável, 
                         em Copacabana - Márcia Foletto / Agência O Globo


RIO - A Paraolimpíada começa só na quarta-feira, mas cariocas e turistas já estão no clima da competição. 

Em Copacabana, a escultura do símbolo dos Jogos, inaugurada na última sexta, em frente ao Copacabana Palace, onde na época das Olimpíadas se encontrava o seu tradicional símbolo, está fazendo sucesso, atraindo olhares e muitas fotos.

Feita de plástico reciclado, a obra, de quatro metros de altura por três de comprimento, tem diferentes texturas e cheiros. 

A escultura é feita de três elementos, chamados “agitos”, nas cores vermelha, verde e azul. Este último, por exemplo, tem uma tela por fora e, por dentro, garrafas de amaciantes recicladas. 

O vermelho tem aroma de guaraná e o verde, de menta. Há ainda a descrição da escultura em braile.Tudo para despertar as sensações dos deficientes, principalmente dos com problemas visuais.

A mineira de Juiz de Fora Shirley Meirelles, aposentada, estava com a sobrinha Ellen, que tem autismo. Ela elogiou a escultura e se diz uma grande apoiadora dos Jogos Paralímpicos.

- É um símbolo muito original e com uma mensagem muito positiva, que foca na sustentabilidade. Acho que a sustentabilidade tem muito essa questão da renovação. E acredito que todo atleta paralímpico também tem esse quê de renovação. 

Pois mesmo com uma deficiência, ele conseguiu romper todas as barreiras e preconceitos e se tornar um atleta de ponta. 

Os Jogos Paralímpicos são um grande exemplo para quem acha que não há solução para alguma coisa - disse.

Os cariocas moradores do Leme, Dayse e Mário Augusto Teixeira, casados há 44 anos, que passeavam pelo calçadão, pararam para tirar foto pois gostaram da escultura. Eles elogiaram o foco na sustentabilidade.

- Na Olimpíada estava muito cheio para tirar foto, tinha até fila. Agora está mais tranquilo e decidimos parar. Muito interessante a escultura ser feita de material reciclado. 

Sem dúvida, o mundo tem que prestar mais atenção no reaproveitamento e no bem estar da natureza, para não sofrer mais na frente - conta.

Os paulistanos, Álvaro e Nina Lima, casados, pela primeira vez no Rio, exatamente para assistir aos Jogos Paralímpicos, também elogiaram, mas acharam que, junto, deveria estar a escultura o mascote Tom.

- Sabemos do valor desses atletas e acho que eles deveriam ter mais apoio. A mídia não está divulgando as paraolimpíadas como deveriam. Meu pai é cadeirante e sei de toda a dificuldade deles no dia a dia. 

O legal também é que os ingressos são mais baratos. Só senti a falta do Tom aqui, para bater uma foto - lamenta Nina.

Os torcedores poderão ver algumas competições ao ar livre em Copacabana: triatlo, nos dias 10 e 11 de setembro, e maratona, no dia 18.


Fonte e Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário: