Por Mauricio Del Rosario
Apresentando diversas melhorias face ao modelo que saiu de cena, o novo Panamera 4 E-Hybrid conta com uma combinação entre um motor V6 a gasolina bi-turbo de 2.9 litros e um motor elétrico para uma potência combinada de 462 cv, 700 Nm de binário máximo e um consumo médio anunciado de 2,5 l/100 km (56 g/km de CO2).
A Porsche acaba de mostrar a quarta versão da nova geração da sua bem-sucedida berlina de luxo Panamera e logo a mais interessante para o mercado nacional, dado que deverá ser a de preço mais acessível e também a que permitirá consumos mais em conta.
Mas decidiu revelar, desde já, as primeiras imagens e as principais características da versão híbrida plug-in da nova geração da sua berlina de luxo, mais uma vez apostada em provar que, na perspectiva da marca de Estugarda, mobilidade sustentável não tem que estar dissociada de altas prestações. Contudo, para quem procura o fator desportivo máximo, este Panamera consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e chegar aos 278 km/h.
O modelo alemão arranca sempre em modo 100% elétrico (E-Power) e circula sem emitir gases de escape até uma autonomia de 50 quilómetros, com uma velocidade máxima de 140 km/h.
Posicionada abaixo da cabine, sua bateria de íons de lítio de refrigeração líquida teve a capacidade de carga aumentada de 9,4 para 14,1 KWh, mas com a vantagem de ter permanecendo com o mesmo peso.
O motor V6 biturbo permanece sempre ativo nestes modos.
Mais rápido é, também, o funcionamento da caixa PDK de oito velocidades, que transmite a potência ao sistema de tracção integral.
O Pacote Sport Chrono, que inclui o comutador de modos integrado no volante, faz parte do equipamento de série do Panamera 4 E-Hybrid.
São eles: o E-Power (somente elétrico), Hybrid Auto (automático), E-Hold (preserva energia da bateria), E-Charge (motor V6 carrega a bateria), além de Sport e Sport Plus - ambos com foco em desempenho.
E também os habituais modos de condução em que se pode "afinar" a resposta do motor, caixa e suspensão pneumática: Normal, Sport e Sport Plus.
Por fim, o modo E-Charge permite fazer com que o motor a gasolina vá carregando mais rapidamente a bateria com o carro em movimento, mesmo que à custa de um consumo ligeiramente superior.
No modo "Sport", a carga da bateria é mantida sempre, pelo menos, a um nível mínimo de capacidade de forma a assegurar que existe energia suficiente de reserva quando tal for requisitado.
Já o sistema PCM baseia-se num ecrã de 12.3 polegadas, através do qual o condutor terá também acesso a diversas informações relacionadas com o sistema híbrido.
O novo Panamera 4 E-Hybrid já pode ser encomendado na Alemanha, por 107.553 euros, com as primeiras unidades a serem entregues a partir de abril de 2017.
Fonte: www.tomartvnews.com
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