Projeto 3E de eficiência energética foi destaque em conferência internacional
















Iniciativa do MMA em parceria com o Pnud sobre eficiência energética em edificações será apresentada na maior feira da construção sustentável da América Latina.

Influenciar e desenvolver o mercado de eficiência em edificações comerciais e públicas, visando contribuir com a redução de emissões de gases de efeito estufa em até 3 milhões de toneladas, nos próximos 20 anos, é a meta do Projeto 3E - Transformação do mercado de eficiência energética no Brasil. 

A iniciativa, resultado de parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), será destacada na Greenbuilding Brasil 2016 Conferência Internacional e Expo, considerado o mais importante evento do setor de construção sustentável da América Latina, realizado em São Paulo, entre 9 e 11 de agosto.

Segundo a analista ambiental do MMA Alessandra Silva, pelo fato de o setor de edificações responder por mais de 40% do total da eletricidade consumida no Brasil, viu-se que a promoção da eficiência energética nesse meio é uma estratégia de relevância cada vez maior para a mitigação da mudança global do clima.

PARCERIA

O projeto 3E conta com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), do Protocolo de Montreal e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Segundo a oficial de Programa de Desenvolvimento Sustentável do Pnud, Rose Diegues, este é o primeiro projeto brasileiro voltado à eficiência energética em edificações que promove parceria entre diferentes instituições e atua na disseminação de informações e em capacitações do setor público e privado. 

“Além disso, fomenta a alavancagem de recursos por um mecanismo de garantia técnica para a promoção de eficiência energética no Brasil”, explica.

AGENDA

As apresentações relacionadas ao projeto aconteceram na sala de aprendizado do MMA e tiveram como foco as experiências desenvolvidas com êxito nos últimos anos. 

Foram apresentados o caso da etiquetagem do edifício do Ministério do Meio Ambiente, que recebeu o selo PROCEL em 2015, e o trabalho do benchmarking de consumo energético em edifícios públicos de escritório, realizado em parceria com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

Estão ainda na agenda do evento apresentações sobre a análise operacional e condições de segurança na instalação de ar condicionado em edificações, parte do Projeto Demonstrativo de Gerenciamento de Chillers, desenvolvido também por parceria do MMA com o PNUD, no âmbito do Protocolo de Montreal. 

O roteiro de visitas técnicas e as sessões educacionais do Greenbuilding Brasil 2016 mostraram, na prática, edifícios que já se preocupam com essa questão.

* Com informações do Pnud.

Nenhum comentário: