Alterações na matriz elétrica são condição para retomada do crescimento

debate

Um grupo de altos executivos das mais expressivas corporações em atuação no Brasil resolveu olhar para o futuro e realizou dois grandes estudos sobre a questão energética. 

Trata-se do Conselho de Líderes do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável). 

Os documentos Financiamento à Energia Renovável: 
Entraves, Desafios e Oportunidades e 

Consumo Eficiente de Energia Elétrica: Uma Agenda para o Brasil serão apresentados em evento aberto e gratuito, em 5 de maio. 

Paralelamente, os estudos também serão expostos a autoridades do poder público de diferentes esferas.

Os dois temas são considerados estratégicos pelo setor produtivo para a retomada da competitividade e para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável no país. “É impossível ignorar que as questões climáticas irão afetar diretamente as tomadas de decisões políticas e econômicas. 

Por isso, ambos os estudos já estão alinhados com os compromissos nacionais firmados no Acordo de Paris”, explica a presidente do CEBDS, Marina Grossi. 

Eles analisam oportunidades e desafios da situação atual frente ao uso eficiente da energia e à diversificação de fontes renováveis alternativas, além de apontar medidas práticas de avanços. São questões complexas e que causarão alterações profundas, inclusive de mercado, em um futuro próximo. 

“O Conselho de Líderes antecipou-se na análise de alguns desses desafios e quer dividir sua visão de futuro com o poder público e a sociedade. 

Somente com um pacto social bem consolidado, o país conseguirá avançar no sentido de uma economia sustentável, competitiva e socialmente justa”, completa Marina.

No compromisso firmado no Acordo de Paris, o Brasil se propõe a alcançar uma participação de 23% de fontes alternativas renováveis de energia na matriz elétrica (como eólica e fotovoltaica) e a promover uma conservação de energia da ordem de 10% até 2030. 

Até o momento, porém, não há nenhuma ação prevista no Plano Plurianual (PPA) do governo e persistem dificuldades, como a dependência do financiamento público para os projetos de energia alternativa, a forte percepção de risco dos investidores e a falta de visibilidade dos investimentos e ganhos líquidos resultantes de maior eficiência.

Os estudos do Conselho de Líderes cercam essas e outras questões, oferecendo alternativas que, se encampadas pelo poder público, ganharão escala para colocar o Brasil em linha com o desenvolvimento sustentável e o momento global. 

Dentre seus objetivos, estão:
identificar o potencial de conservação de energia elétrica do Brasil;
desenhar cenários de conservação de energia até 2030, com base na meta de eficiência elétrica da INDC (compromissos do Brasil no Acordo de Paris) e simulação da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN);
detectar as principais barreiras ao aproveitamento do potencial de conservação disponível;
propor medidas para superar as barreiras hoje existentes e atingir os níveis de conservação de energia estabelecidos nos cenários simulados;
avaliar o investimento necessário para a implementação dessa agenda e as alternativas para a captação dos recursos;
mapear os fatores que ainda inibem o investimento na geração de energia renovável alternativa, tais como pequenas centrais hidrelétricas, energia eólica e fotovoltaica;
elencar soluções financeiras, regulatórias e de mercado para a diminuição dos riscos de investimento na geração alternativa de energia.

O evento de apresentação acontecerá no Rio de Janeiro e será aberto a jornalistas. Haverá também cobertura online para profissionais de outras localidades, que poderão enviar suas perguntas em tempo real para os expositores. 

Além dos estudos sobre energia, o CEBDS dará uma prévia de um terceiro estudo em andamento, abordando a questão da mobilidade.

Solicita-se credenciamento prévio junto à assessoria de imprensa.

Para acessar a programação completa do evento clique aqui.

Nenhum comentário: