Meio Ambiente dá dicas para um Carnaval com sustentabilidade

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná preparou algumas dicas para que as pessoas aproveitem o Carnaval com respeito ao meio ambiente e aos espaços públicos. As orientações valem para quem passa o feriado de Carnaval na praia, na cidade ou no campo. 



Geração de lixo - Um dos impactos negativos nesta época do ano é o aumento no consumo e, consequentemente, na produção do lixo. Latinhas de cerveja, garrafas de água, serpentinas, confetes, adereços, tudo faz com que toneladas de lixo se acumulem até a quarta-feira de cinzas. 

Além disso, em caso de chuva, se jogado no chão, todo este lixo pode entupir bueiros. A dica é para que as pessoas evitem comprar artigos que representam um grande desperdício e levem sempre uma sacolinha de lixo quando for sair. 

Bloco da limpeza - No Litoral do Paraná, o bloco da limpeza continua. O Instituto das Águas do Paraná - autarquia da Secretaria do Meio Ambiente - irá aumentar o número de coletores e também de estações de transbordo de lixo - locais onde os caminhões descarregam o lixo provisoriamente para agilizar a coleta de lixo domiciliar nos balneários de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. 

O volume de lixo gerado no Litoral durante o Carnaval pode ser cinco vezes maior do que o normal, podendo chegar a até sete vezes mais. Em dias normais, são gerados, em média, 100 toneladas de lixo em Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos. No carnaval, este volume deverá chegar a 500 toneladas, podendo chegar a até 700 toneladas. 

Até 6 de março, o Instituto das Águas e a Sanepar farão a coleta, o transporte e a destinação final de resíduos sólidos. Outra ação importante é a limpeza das praias, que inclui a oxigenação da areia, em Matinhos, Guaratuba e Pontal. O trabalho é realizado por oito máquinas que peneiram, limpam e oxigenam a areia, eliminando as bactérias. Todas as noites, 62 quilômetros de areias passarão por este processo. 

Ao longo da orla marítima foram instaladas 1.200 lixeiras . Ao todo, 550 pessoas estão trabalhando nos serviços de limpeza. 

Poluição sonora - Em época de Carnaval também é preciso ficar atento à poluição sonora. É importante conciliar a música alta que agrada os foliões, com o descanso daqueles que buscam tranquilidade. Para garantir um ambiente favorável a todos, no Paraná, o Batalhão de Polícia Ambiental é responsável pela orientação das ações relacionadas a poluição sonora. 

Já os Batalhões de área da Polícia Militar são responsáveis pelo atendimento de denúncias e reclamações de perturbação do sossego. As fontes mais comuns de poluição sonora e perturbação do sossego denunciadas a Polícia são os bares, residências e veículos. A Polícia Militar atende denúncias de perturbação do sossego pelo telefone 190 em todo o Paraná. 

Balneabilidade – É preciso reforçar para os veranistas que irão passar o carnaval nas praias paranaenses que o Instituto Ambiental do Paraná divulga, semanalmente, a qualidade da água para o banho do mar. Tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide. 

Por isso é preciso respeitar a sinalização do IAP. As bandeiras e os totens eletrônicos são instalados na orla e indicam que a água está própria (bandeira verde) ou imprópria (bandeira vermelha) para banho 100 metros à direita e à esquerda. 

Também é importante que o veranista verifique a ligação de esgoto da sua casa de verão com a rede coletora do município, garantindo que ele seja destinado corretamente, sem causar contaminações. 

Maquiagem e fantasia - Seguindo a linha da sustentabilidade, antes de comprar uma nova fantasia, veja se é possível utilizar uma fantasia antiga ou aproveitar peças do seu vestuário. Outra dica é optar pelas linhas de cosméticos ecologicamente corretos para fazer a maquiagem de carnaval. Eles se diferenciam dos cosméticos tradicionais, pelo fato de que suas formulas não agridem o meio ambiente, não possuem aditivos químicos, como conservantes e não são testados em animais. 

Outro benefício, é que as maquiagens ecológicas são hipoalérgicas e não causam irritações. 

Alimentação - O clima de festa que prossegue durante quatro dias de Carnaval, aliado ao calor e a um gasto energético acentuado, pode levar a quadros de desidratação e fadiga. Por isso, alguns cuidados básicos com a alimentação e hidratação são fundamentais para garantir a boa saúde e bastante disposição aos dias de folia no Carnaval. 

Confira algumas dicas: faça pelo menos três refeições principais durante o dia; evite alimentos gordurosos, frituras e salgadinhos; consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de vitaminas e sais minerais, sobremesas refrescantes são ótimas opções e beba de 2 a 3 litros de água diariamente. 

O consumo de sucos de fruta, água de coco e isôtonicos, antes, durante e depois da folia também é recomendado. 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr



Nenhum comentário: