Logística reversa

Até 2015, a logística reversa deverá ser implantada em todo o país

Não é de hoje que as empresas vêm sendo cobradas pela responsabilidade sócio-ambiental. Henry Ford foi um dos primeiros empresários a se preocupar com os impactos industriais no meio ambiente. Por volta de 1916, Ford procurou enviar parte do lucro da empresa para ações sustentáveis, mas a maioria dos acionistas discordaram com essa ideia, já que naquela época, o que prevalecia era a geração de lucros para os acionistas.
Não cabe somente à população separar o lixo corretamente, as empresas e industrias têm que se preocupar com os seus produtos pós consumo, e aplicar o processo de logística reversa é fundamental para melhorar a imagem da empresa, mas acima de tudo, devemos pensar de uma forma estratégica.
Explicando melhor
Segundo Kotler, um canal de distribuição é o conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar o produto ou serviço disponível para uso ou consumo.
Temos dois tipos de canais de distribuição, o direto, que é o mais comum e o reverso. O direto são fluxos que vão do fornecedor até o consumidor final. Um exemplo, uma indústria vende garrafas de plástico para uma empresa que fabrica produtos químicos, que esta coloca seu produto em prateleira esperando que o cliente efetue a compra. Já o fluxo reverso pensa nas possibilidades de reutilização dessas embalagens que são descartadas.
Hoje em dia a maioria das embalagens já são recicladas e transformadas novamente em matéria-prima. Então cabe a cada empresário ter a consciência em utilizar esse material reciclado para a produção de suas embalagens.
Logística de pós-venda
Esses produtos não necessariamente são descartados, muitas vezes esses produtos nem foram  utilizados.
Exemplo: Você comprou um aparelho de som, o vendedor lhe deu garantia do produto, só que quando você chegou em casa e foi testá-lo, ele não funcionou. Claro que a sua iniciativa é ir à loja e trocar o aparelho. Enfim, o aparelho vai voltar para o fabricante para ser consertado. Chamamos isso de canal de distribuição reverso pós-venda.
Logística de pós-consumo
Nada mais é que tudo o que se usou e pode ser reaproveitado
Até 2015, a logística reversa deverá ser implantada em todo o país. Então vamos começar logo a aderir essa ferramenta de melhoria para as empresas e indispensável para o dia a dia. Quanto mais cedo as organizações começarem com essa prática, eles terão vantagens sobre os concorrentes, os custos serão menores e a qualidade destes atrairá a preferência dos consumidores.

Nenhum comentário: