Empresa francesa lança marca de calçados sustentáveis no Brasil

A Veja Store já foi premiada pelo jornal The Guardian e pela revista Vogue devido ao seu modelo de produção

Redação, Administradores.com.br

Divulgação/ Vert

Os franceses François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp já rodaram o mundo à procura de empresas com projetos sustentáveis, mas só se depararam com quadros decepcionantes. Foi então que, em 2004, os dois amigos decidiram começar o próprio negócio e, a partir daí, nascia a francesa Veja Store
O curioso é que ela foi criada no Brasil.
Os empresários trabalham junto a pequenos produtores de várias regiões do país para extrair matéria-prima de forma não-predatória e gerando lucro para a população local. Entretanto, só este ano a marca foi lançada oficialmente no país, batizada como Vert Shoes (para evitar problemas com outras marcas). 
Seu objetivo é unir moda com ecologia dentro de um comércio justo.
Os calçados são produzidos com algodão cearense, borracha amazônica e couro vegetal. 
O algodão é colhido por um pequeno grupo de agricultores a um preço 65% acima do mercado mundial; a borracha utilizada nas solas dos sapatos é comprada a seringueiros na Amazônia, e o valor não está sujeito a alterações do mercado; o couro, por ser curtido a partir de vegetais, evita a poluição das águas gerada pelo curtume tradicional.
A empresa já foi premiada pelo jornal The Guardian e pela revista Vogue devido ao seu modelo de produção. 
Ela é um exemplo a ser seguido pelos empreendedores que estão começando e até mesmo por aqueles que já iniciaram seu negócio, demonstrando ser plenamente possível fazer uso da sustentabilidade dentro das organizações.
Assista ao vídeo para entender a fabricação do couro com curtimento vegetal:
Com informações do Hypeness.

Nenhum comentário: