Sustentabilidade: Brasil quer ser o primeiro país a sediar a Copa do Mundo completamente em estádios verdes


Um movimento que une a Fifa e os arquitetos responsáveis pelos projetos dos estádios da Copa de 2014 para propor a construção das chamadas ecoarenas para o evento, vem ganhando força recentemente: o Time de Arquitetos. 
Segundo eles, o momento pode marcar o Brasil como o primeiro país a realizar toda a Copa do Mundo em estádios sustentáveis.
De acordo com o sistema de certificação Leed, criar um estádio verde ainda não é possível, pois não existem recomendações para esse tipo de edifício. 
Mas a Fifa já pensa no assunto e disponibiliza suas recomendações em uma cartilha de 125 páginas. 
Nela, pode-se encontrar orientações sobre diversos aspectos como visibilidade, acessos e dimensões; além de metas como a redução do consumo de água potável, a criação de sistema de energia mais eficiente e o aumento da utilização de transportes públicos nos eventos.
Como o tema é uma das exigências da Fifa, todos os projetos dos estádios já contam com características sustentáveis. Mas a ideia do grupo é ir além, e existem alguns projetos que já estão superando as recomendações da entidade. 
Em Porto Alegre, por exemplo, o Beira-Rio terá coleta e reutilização da água da chuva, ciclovia, ancoradouros de barcos e pisos permeáveis. 
O Internacional, dono do estádio, já faz reciclagem de lixo e estuda-se ainda a produção de fertilizantes a partir dos resíduos da manutenção do campo.

Um projeto sustentável tem o orçamento entre 5% e 30% maior. Mas todos os projetistas declaram que o investimento compensa, pois os gastos com manutenção são bem menores e o retorno do capital extra ocorre em alguns anos.

Fonte: Portal 2014.

Nenhum comentário: