Andrade Gutierrez busca Leed nos quatro estádios que atua para Copa de 2014


brasilia-t.jpg
Projeto original do Estádio Nacional de Brasília. Arena terá energia solar
Imagem: Divulgação


Ao construir um terço dos estádios brasileiros que vão sediar a Copa do Mundo da Fifa 2014, a construtora mineira Andrade Gutierrez também almeja, em meio ao trabalho nesses quatro empreendimentos, conquistar a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), selo sustentável de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo.

A construtora atua na construção da Arena da Amazônia e do Estádio Nacional de Brasília, e nas reformas do estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, e do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Energia solar fotovoltaica 

O projeto do Estádio Nacional de Brasília tem como destaque o aproveitamento de luz solar para a geração de energia, que supre as necessidades e vai gerar excedente, tornando a arena um dos primeiros estádios solares do mundo.


 brasilia2-t.jpg
Construtora cogita conquistar o Leed Platinum na obra da arena de Brasília
Foto: Divulgação


Além da eficiência energética, a obra atende a uma série de requisitos de uso racional da água, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, espaço sustentável, inovações e tecnologias que podem render o inédito selo internacional Leed Platinum, o nível mais alto do sistema de certificação.

Água da chuva

Para as obras do palco da final da Copa do Mundo, o Maracanã, foi montada uma equipe Leed com profissionais especializados e responsáveis por diferentes aspectos, como controle de erosão, reaproveitamento dos recursos e reciclagem dos materiais, minimizando o impacto ambiental.



maraca-t.jpg
Nova cobertura do Maracanã, palco da final da Copa, permitirá a captação da água da chuva para reúso
Imagem: Divulgação



A nova cobertura permitirá a captação da água da chuva para reúso e reduzirá a exposição excessiva dos espectadores ao sol e à chuva. Todo o material resultante da demolição das arquibancadas e rampas de acesso do estádio foi triturado e transformado em matéria-prima para utilização em reaterros e concreto magro.

Redução de água

Com a reforma, o estádio do Beira-Rio, na capital gaúcha, vai ganhar um teto que absorve menos calor, é autolimpante e retira os resíduos utilizando o mínimo de água possível.



 gigante-t.jpg
Gigante da Beira-Rio, em Porto Alegre, contará com lâmpadas LED nas luminárias
Imagem: Divulgação



O recurso natural também terá seu consumo reduzido nos sanitários masculinos. Está previsto um maior aproveitamento da energia, por meio da implantação de lâmpadas de LED nas luminárias.

Ventilação e iluminação naturais

Desde a etapa da demolição do antigo estádio Vivaldo Lima (Vivaldão), a obra da Arena da Amazônia adota uma série de medidas sustentáveis. Assentos, gramado, e inclusive a cobertura metálica foram reutilizados em unidades esportivas de 20 municípios do estado do Amazonas.

Na etapa da construção propriamente dita, é privilegiada a compra de materiais ecologicamente corretos e o controle rigoroso de resíduos. Como Manaus é uma cidade muito quente, a ventilação e a iluminação naturais serão favorecidas pelo design da estrutura metálica da cobertura, que cria uma área de isolamento térmico.



 arena-amazonia-t.jpg
Arena da Amazônia quer o Leed, mas já conquistou outras certificações ligadas à sustentabilidade
Imagem: Divulgação

A Arena da Amazônia foi o primeiro estádio das doze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 a obter as certificações nas normas ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001. O ‘veredito’ foi concedido pelo Bureau Veritas Quality Internacional – BVQI (órgão internacional líder mundial em certificações credenciado pelo Inmetro), após auditoria no canteiro de obras, em agosto de 2010.


Entenda a certificação Leed no nosso EcoD Básico

Alguns locais com certificação Leed no mundo:

• O pavilhão do hospital Albert Einstein, inaugurado em 2010, em São Paulo, possui o Leed categoria Gold;
• O 901 New York Avenue Office Building, localizado em Washington D.C, possui o Leed categoria Gold;
• O escritório do Google, em Israel, possui a certificação Leed categoria Platinum.


Assista ao vídeo da construtora sobre o Leed:




Fonte: www.ecodesenvolvimento.org

Nenhum comentário: