EDP Bandeirante realiza atividades educativas durante o Verão em São Sebastião e Caraguatatuba

Carreta itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas traz uma maneira divertida de ensinar sobre Eficiência Energética e Inovação. Entre os dias 10 de janeiro a 03 de fevereiro, o caminhão levará informações sobre eficiência energética e inovação de uma maneira divertida e lúdica às crianças.

Mogi das Cruzes - Neste Verão, as crianças e jovens dos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba poderão desfrutar das atividades da carreta itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas da EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, que tem o apoio do Instituto EDP e parceria das Prefeituras.

Entre os dias 10 de janeiro a 03 de fevereiro, o caminhão levará informações sobre eficiência energética e inovação de uma maneira divertida e lúdica às crianças.

De médio porte, customizado e adaptado para uma unidade móvel de ensino, o caminhão é equipado com uma maquete interativa que simula o consumo de uma residência, uma bicicleta geradora de energia, além de outros experimentos sobre energia elétrica.

O público em geral e as crianças que visitarão a unidade serão acompanhadas por uma equipe de monitores devidamente uniformizada e treinada para transmitir informações básicas sobre a energia elétrica e os caminhos que ela percorre até chegar às residências, bem como a melhor forma de usar a eletricidade com segurança e sem desperdício.

O caminhão faz parte do programa Boa Energia nas Escolas, parceria da área de Eficiência Energética e Instituto EDP. 

Durante o período escolar de 2012, o projeto que leva capacitação sobre eficiência energética e inovação a professores e alunos de escolas municipais esteve presente nas cidades de Aparecida, Roseira, Lorena, Guaratinguetá, São José dos Campos, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Mogi das Cruzes, Caraguatatuba e São Sebastião.

Confira o que o caminhão oferece:

Maquete interativa e casa de consumo - um painel com os principais cômodos e eletrodomésticos simulam o consumo de uma residência.

Lousa interativa e jogos e atividades - comanda por um computador e um projetor multimídia, a lousa possibilita muita interatividade e atualização constante dos conteúdos e aplicativos.

Bicicleta geradora de energia - o movimento do pedal da bicicleta transforma energia mecânica em energia elétrica, gerando até 100 watts.

Arco voltaico / Chispa - um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga a uma fagulha instantânea, simulando a energia em movimento.

Diferença de consumo entre lâmpadas (LFC x incandescente) - ao acionar o interruptor para um lado e para o outro lado é capaz de verificar que lâmpadas mesmo de diferentes consumos podem ter a mesma luminosidade.

Pilha humana - quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos por meio de nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.

Gerador de Van Der Graaf - o atrito é capaz de gerar eletricidade estática. Ao tocar no globo, a eletricidade estática faz arrepiar o cabelo.

SERVIÇO

Caminhão Itinerante do Projeto Boa Energia nas Escolas em São Sebastião

Data: 10 a 13 de janeiro e 17 a 20 de janeiro, das 10 às 17 horas

Local: Praça Elpidio Romão Teixeira, esquina com a Rua Hilarião C. de Matos (em frente à Escola Estadual Valkir Vergane) – bairro Boiçuganga / São Sebastião

Caminhão Itinerante do Projeto Boa Energia nas Escolas em Caraguatatuba

Data: 24 a 27 de janeiro, das 10 às 17 horas

Local: Praça Anizia Francisca de Jesus – bairro Perequê Mirim / Caraguatatuba

Data: 31 de janeiro a 03 de fevereiro, das 10 às 17 horas

Local: Praça José Marcos de Melo (Praça de Skate) – bairro Massaguaçu / Caraguatatuba

Portal interativo para conscientizer sobre o uso eficiente da energia

O programa Boa Energia nas Escolas conta com mais uma ferramenta educacional para o ensino sobre energia: um site totalmente interativo e lúdico. 

O espaço tem como objetivo ampliar a divulgação do ensino do tema energia e consumo eficiente entre crianças e jovens.

Jogos como o labirinto "Ajude o Edson", que remete ao inventor da lâmpada elétrica incandescente, Thomas Edson, e o jogo de tabuleiro "Wats" na qual ganha a equipe que economizar mais energia, são encontrados no portal. 

O jovem também encontra explicações sobre os diversos tipos de energia existentes, como a estática, cinética, térmica, etc.

O portal também possui curiosidades como a invenção da primeira pilha e do para-raio, além de explicação sobre o caminho da energia, desde a sua geração até o momento em que chega a casa do consumidor. 

Na aba "Bom uso da Energia", dicas para utilizar da forma correta os equipamentos dentro de casa e também na hora de comprar um novo aparelho.

Para mais informações sobre o programa Boa Energia nas Escolas da EDP Bandeirante acesse:


Nenhum comentário: