Ar puro sem sair de casa


Universidade de Toronto
Você já parou para pensar sobre a qualidade do ar que respira? 

Ou sobre o fato de que, se você mora numa grande cidade, mesmo em casa você continua respirando uma boa parcela da poluição das ruas? 

Segundo dados recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Rio de Janeiro é a cidade brasileira com maior concentração de poluentes no ar e a Região Metropolitana de São Paulo ocupa o terceiro lugar nesse ranking. 

Para se ter uma ideia, nessas cidades, os níveis anuais de poluição no ar chegam a ser três vezes maiores do que o limite de segurança estabelecido pela OMS. 

O resultado desse quadro não poderia ser outro: proliferam-se as doenças respiratórias e pulmonares, como alergias, bronquites, asma e até câncer de pulmão. 

Misturando tecnologia e sustentabilidade, a designer Elaine Tong desenvolveu, com o apoio da Universidade de Toronto, do Canadá, uma engrenagem capaz de transformar a qualidade do ar em ambientes fechados das grandes cidades.

A forma modular chamada de Filtration Block lembra bastante as estruturas moleculares das ligações de carbono e é capaz de purificar o ar do ambiente e absorver agentes poluentes lançados no ar por produtos como tintas e solventes. 

A estrutura é composta por plantas cujas raízes possuem alta capacidade de absorção de toxinas. A boa notícia é que, além de oferecer um ar mais puro para quem vive em casas e apartamentos em zonas urbanas, o protótipo, diferentemente dos purificadores de ar tradicionais, necessita apenas da energia solar para funcionar.

Esse purificador de ar movido a energia solar é apenas mais uma das tantas soluções sustentáveis que têm sido desenvolvidas com o intuito de suprir as necessidades humanas respeitando o meio ambiente.

Artigo escrito por Christiane Dias.

Nenhum comentário: