Sinduscon-PR inicia obra de edifício sustentável e pleiteia selo Leed Platinum


Fonte: Infomoney  

Paraná - Começa a ser construído em Curitiba, no Paraná, no início de julho deste ano, um edifício de 4.830 metros quadrados, distribuídos em oito pavimentos, que respeitará todos os parâmetros da Certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) para obtenção do Selo Leed Platinum. 

O edifício do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná - Sinduscon-PR deverá estar pronto em janeiro de 2018 e custará R$ 9,2 milhões.

"Desde a concepção do projeto à execução da obra, a construção respeitará o meio ambiente", explica o engenheiro Rodrigo Fernandes diretor da construtora Arce, empresa vencedora da licitação.

Fernandes explica que a construção da obra usará a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), um software que prevê projetos arquitetônicos e complementares rigorosamente compatibilizados antes do início da obra, e que acompanha o cronograma de execução do edifício, acarretando significativa economia de tempo e de materiais e menor custo operacional.

A obra vai gerar 400 empregos diretos e indiretos no processo de construção, do início ao fim, sendo que 70 somente no canteiro de obras. 

O novo prédio é comercial e terá lajes corporativas – voltadas a escritórios grandes e de alto padrão – com até 700 metros quadrados para locação, com objetivo de gerar recursos para a entidade.

Sustentabilidade econômica

O Sinduscon-PR é uma das 80 entidades que representa empresas da construção civil brasileira e que tem o maior número de associados do Brasil, cerca de 1.100. Segundo o vice-presidente da Área Técnica da entidade, Euclésio Manoel Finatti, em função da dimensão do Sinduscon-PR foi preciso manter a ideia constante de três gestões anteriores de ter sustentabilidade econômica. 

"O prédio vem de encontro a isso e, mantendo a locação, gerará renda direta", afirma. 

Ele faz questão de frisar a autossustentabilidade em energia do novo prédio. " 

Vai sobrar energia e vamos usar como crédito para pagamento de energia do prédio do Parolin", explica.


Sustentabilidade ambiental

O projeto prevê a utilização de energia fotovoltaica que transforma o sol em energia elétrica, o reuso da água e um ambiente com temperatura constante graças ao revestimento da fachada em vidro duplo e refletivo ao calor solar e ao frio, portanto com o uso limitado do ar-condicionado.


Para mais informações basta acessar a matéria completa no link abaixo.
Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. 
Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Nenhum comentário: