SC - Celesc inicia campanha com ações de eficiência energética em residências cadastradas com tarifa

Celesc inicia campanha com ações de eficiência energética em residências cadastradas com tarifa social

Na Grande Florianópolis, 4.703 unidades consumidoras serão visitadas pelo projeto Energia do Bem a partir de setembro


A Celesc lançou na segunda-feira, 6, nova edição de um projeto para famílias de baixa renda do Estado poderem trocar as lâmpadas e refrigeradores, e instalarem aquecedores solares nos chuveiros de maneira gratuita — tudo para diminuir a conta de energia elétrica no fim do mês.


Celesc inicia campanha com ações de eficiência energética em residências cadastradas com tarifa social Júlio Cordeiro/Agencia RBS

No oeste de Santa Catarina, a campanha já começou. Equipes da Celesc têm visitado residências cadastradas com a tarifa social e feito o diagnóstico de cada situação.

Quem quiser, pode trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes (mais econômicas), deixar de lado aquela geladeira antiga para dar lugar a uma nova, com selo A de eficiência energética, além de solicitar a instalação de um aquecedor que utiliza energia solar no chuveiro.

Ao todo, serão disponibilizadas 150 mil lâmpadas fluorescentes compactas, 18 mil refrigeradores e 5 mil aquecedores de água de chuveiro.


Energia do Bem

A campanha Energia do Bem é realizada desde 2012 pelo Programa de Eficiência Energética da companhia e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Neste ano, 32 mil unidades consumidoras selecionadas devem ser atingidas, montante que equivale a 130 mil catarinenses em 43 municípios, no prazo de um ano. 

A iniciativa vem em boa hora: a perspectiva é de que a energia deva subir 41% até o fim do ano.

A ideia é economizar 200 mil KW de energia, o equivalente para abastecer uma cidade com o porte de Laguna ou Camboriú por um ano. 

A previsão da Celesc é que as famílias contempladas economizem de 10 a 50% do valor na conta de energia. De acordo com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, a estatal tem um investimento de R$ 50 milhões nesse projeto.

— É evidente o ganho para os dois lados: consumidores e Celesc. Este é o maior projeto de eficiência energética [consumo otimizado de energia elétrica] em todo o Brasil — comemora.

Na Grande Florianópolis, 4.703 residências cadastradas com a tarifa social de dez municípios serão visitadas pelas equipes da Celesc a partir de setembro. Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Nova Trento, São João Batista, São José e Tijucas são as cidades. 

Com base no número total de unidades catarinenses cadastradas com Tarifa Social, a Celesc vai atender, ao final do projeto, 42% dessa população.


Companhia também lança edital de investimentos

Na tarde desta segunda-feira, a Celesc ainda anuncia o lançamento de edital para ampliação da PCH Celso Ramos, localizada no Rio Chapecozinho, em Faxinal dos Guedes — oeste de Santa Catarina. 

As obras irão aumentar a potência instalada da usina dosatuais 5,4 MW para 12,8 MW. Com investimentos orçados em R$ 45 milhões, a expectativa é de que as obras sejam concluídas em até 18 meses após a assinatura do contrato com a empresa vencedora.

Nenhum comentário: