Celesc inicia campanha com ações de eficiência energética em residências cadastradas com tarifa social
Na Grande Florianópolis, 4.703 unidades consumidoras serão visitadas pelo projeto Energia do Bem a partir de setembro
A Celesc lançou na segunda-feira, 6, nova edição de um projeto para famílias de baixa renda do Estado poderem trocar as lâmpadas e refrigeradores, e instalarem aquecedores solares nos chuveiros de maneira gratuita — tudo para diminuir a conta de energia elétrica no fim do mês.
No oeste de Santa Catarina, a campanha já começou. Equipes da Celesc têm visitado residências cadastradas com a tarifa social e feito o diagnóstico de cada situação.
Quem quiser, pode trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes (mais econômicas), deixar de lado aquela geladeira antiga para dar lugar a uma nova, com selo A de eficiência energética, além de solicitar a instalação de um aquecedor que utiliza energia solar no chuveiro.
Ao todo, serão disponibilizadas 150 mil lâmpadas fluorescentes compactas, 18 mil refrigeradores e 5 mil aquecedores de água de chuveiro.
Energia do Bem
A campanha Energia do Bem é realizada desde 2012 pelo Programa de Eficiência Energética da companhia e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Neste ano, 32 mil unidades consumidoras selecionadas devem ser atingidas, montante que equivale a 130 mil catarinenses em 43 municípios, no prazo de um ano.
A iniciativa vem em boa hora: a perspectiva é de que a energia deva subir 41% até o fim do ano.
A ideia é economizar 200 mil KW de energia, o equivalente para abastecer uma cidade com o porte de Laguna ou Camboriú por um ano.
A previsão da Celesc é que as famílias contempladas economizem de 10 a 50% do valor na conta de energia. De acordo com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, a estatal tem um investimento de R$ 50 milhões nesse projeto.
— É evidente o ganho para os dois lados: consumidores e Celesc. Este é o maior projeto de eficiência energética [consumo otimizado de energia elétrica] em todo o Brasil — comemora.
Na Grande Florianópolis, 4.703 residências cadastradas com a tarifa social de dez municípios serão visitadas pelas equipes da Celesc a partir de setembro. Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Nova Trento, São João Batista, São José e Tijucas são as cidades.
Com base no número total de unidades catarinenses cadastradas com Tarifa Social, a Celesc vai atender, ao final do projeto, 42% dessa população.
Companhia também lança edital de investimentos
Na tarde desta segunda-feira, a Celesc ainda anuncia o lançamento de edital para ampliação da PCH Celso Ramos, localizada no Rio Chapecozinho, em Faxinal dos Guedes — oeste de Santa Catarina.
As obras irão aumentar a potência instalada da usina dosatuais 5,4 MW para 12,8 MW. Com investimentos orçados em R$ 45 milhões, a expectativa é de que as obras sejam concluídas em até 18 meses após a assinatura do contrato com a empresa vencedora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário