Casamundobrazil inicia a implementação, por meio do Projeto Interno “Sustentabilidade com o Foco na Excelência”, a adoção de práticas de comportamentos sustentáveis no Sebrae Roraima.

Por Anelise Stahl



SEBRAE Roraima, sediado na capital Boa Vista, região Norte do Brasil, onde os olhares do mundo se voltam para a AMAZÔNIA, estabelece um novo modelo de gestão em direção ao comportamento sustentável.

O direcionamento estratégico da instituição está baseado na articulação com foco em gestão para resultado, conhecimento e excelência sob o ponto de vista de comportamento sustentável, tendo como base no tripé econômico, social e ambiental. 

Com isso tem desenvolvido projetos importantes como: Empreendedorismo nas Instituições de Ensino, Excelência em Gestão, Turismo de Eventos, Roraima Sustentável e Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

De acordo com a programação das ações definidas no projeto, aconteceu no dia 08 de junho a realização da palestra “Sustentabilidade e Responsabilidade Social nas Organizações“, aos colaboradores do SEBRAE/RR , ministrada por Gilbert Simionato, Design de Novos Negócios – Casamundobrazil.

”Acredito na força de um Sistema de Gestão como ferramenta na transformação de práticas em um comportamento sustentável” diz Anelise Stahl Martins , Diretora da Casamundobrazil.

O SEBRAE é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo. 

Por acreditar na força empreendedora de Roraima, o SEBRAE Roraima tem estimulado o debate, a capacitação, as parcerias e os projetos inovadores, para que os empreendedores tenham um ambiente propicio ao fortalecimento dos seus empreendimentos. 

Visão de Futuro:

“Ter excelência no desenvolvimento das micro e pequenas empresas contribuindo para a construção de um Brasil mais justo, competitivo e sustentável”

O gestor do projeto, Janderson Barbosa, entende que o conceito de sustentabilidade poderá, no curto prazo, ser visto como uma obrigação, fazendo com que as empresas públicas e privadas, micro, média, grande e principalmente a sociedade atuem de forma integrada por se tratar de uma necessidade de sobrevivência, tanto no aspecto ambiental, social e econômico.

O Sistema SEBRAE, como um todo e com o aval do SEBRAE Nacional, se mobiliza entre suas unidades para evidenciar a sustentabilidade e relacionar a importância de otimizar e simplificar os processos de apoio e negócio, fortalecendo assim a cadeia de valor dos produtos e serviços. 

Hoje o SEBRAE Nacional desenvolve uma campanha interna que adota o seguinte tema: “Sustentabilidade se faz de dentro para fora”, e isso está sensibilizando o Sistema SEBRAE a pensar de modo sustentável.

“Do ponto de vista empresarial penso que aquelas empresas que adotam o comportamento sustentável na sua essência, tem um grande diferencial competitivo de mercado. 

O empresário tem que pensar não mais só em empreendedorismo, inovação, excelência e tecnologia, mais sim em empreendedorismo de maneira sustentável, inovação de maneira sustentável, excelência de maneira sustentável e tecnologia de maneira sustentável, desse modo teremos o conceito da sustentabilidade inserido no mundo empresarial, onde ganharão as empresas,colaboradores,clientes,fornecedores e sociedade.

Por fim, temos que pensar agora de maneira sustentável para que as gerações futuras tenham uma vida saudável e consciente. “ diz Janderson Barbosa.

Conheça mais sobre o Sebrae-RR no site 

Nenhum comentário: