PR - PORTOS DISCUTEM PROGRAMAS AMBIENTAIS COM A POPULAÇÃO

Por:  
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoverá na segunda (1), terça (2) e quarta-feira (3) oficinas técnicas nas áreas de resíduos sólidos, mobilidade urbana sustentável e controle e prevenção de acidentes ambientais. 


As oficinas acontecem no auditório da Appa e incluem visitas técnicas ao cais do Porto de Paranaguá e área portuária. No dia 8 de junho a programação será em Antonina e terá minicurso sobre gestão ambiental portuária.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site 


A programação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente no Paraná. 

De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a intenção da Appa é aproveitar a data alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) para informar a sociedade sobre os programas que são executados pelos portos paranaenses na área ambiental e, ao mesmo tempo, promover uma reflexão sobre o papel da população na conservação do meio ambiente nas cidades.

“A Appa quer aproximar os interessados na temática ambiental dos projetos em andamento para aliar o desenvolvimento econômico sustentável com a preservação do meio ambiente na atividade portuária”, explicou Dividino.

PORTO SUSTENTÁVEL - Na oportunidade também será lançado o Programa Porto Sustentável, que irá integrar os projetos e ações feitos na área ambiental, como: 

patrulha da limpeza, 
controle da proliferação de vetores, 
programa de gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes, 
gerenciamento de ruídos, gerenciamento da água de lastro, 
monitoramento da biota aquática e bioindicadores, 
monitoramento da atividade pesqueira, 
gerenciamento de tráfego, 
programa de manguezais, 
monitoramento ambiental 

durante obras de dragagem, pesquisa e desenvolvimento de espécies aquáticas invasoras, controle de emergências ambientais e descontaminação da fauna petrolizada e o plano de controle de emergências na faixa portuária.

O diretor de Meio Ambiente da Appa, Marco Aurélio Ziliotto, explica que a proposta visa possibilitar o envolvimento da comunidade portuária, acadêmica e da sociedade local, nos quatro dias de programação. 

“A conquista da Licença de Operação do Porto junto ao Ibama, está nos permitindo voltar a crescer de forma ordenada e em harmonia com a cidade e com o meio ambiente”, reforçou Ziliotto.

PROGRAMAÇÃO – Na segunda-feira (1), das 9h às 12h, haverá minicurso sobre destinação correta de resíduos e controle de zoonoses no Porto de Paranaguá e em seu entorno. Serão disponibilizadas 15 vagas. 

O curso, com palestra e visita técnica, terá o tema Ações que Mudaram o Porto de Paranaguá e seu Entorno.

Na terça (2), o minicurso será sobre controle e prevenção de acidentes ambientais: O Preparo do Porto de Paranaguá para Atendimento a Emergências Ambientais. 

O horário é das 9h às 12h, com 15 vagas abertas ao público. A programação incluirá ações desenvolvidas pelo Porto na área de planejamento e prevenção de acidentes e visita técnica ao setor de prontidão do Porto no cais (exercício prático).

A programação da quarta-feira (3) terá o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o trânsito na cidade de Paranaguá, que é a cidade com o maior número de bicicletas por habitante do Paraná. 

Devido ao intenso fluxo de caminhões que chegam a Paranaguá para descarregar no Porto - cerca de 113 mil veículos apenas nos três primeiros meses do ano - a Appa quer proporcionar uma oficina para debater o tema mobilidade urbana sustentável e O Respeito ao Ciclista em Paranaguá e na Área Portuária. Para esta oficina, que acontecerá das 9h às 12h, serão 70 vagas.

A oficina sobre mobilidade será ministrada pelo cicloativista José Carlos Belotto, que é vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo e coordenador do Programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

O incentivo ao uso da bicicleta nas cidades é o foco principal do Programa Ciclo Paraná, criado oficialmente pelo governador Beto Richa em 22 de maio para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. 

A Semana do Meio Ambiente da Appa terminará em8 de junho, às 19h, em Antonina, com um minicurso sobre Gestão Ambiental Portuária, destinado aos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado. 

A programação será voltada aos estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Gestão Portuária e Segurança no Trabalho.

Todos os participantes receberão certificados após as oficinas. 

Mais informações no endereço http://www.portosdoparana.pr.gov.br no link Cursos Semana do Meio Ambiente.

Fonte: Governo do Estado do Paraná

Nenhum comentário: