Universidade Mackenzie Campinas - no Eixo da Sustentabilidade



Programa Sustentável da Universidade Mackenzie Campinas prevê a criação de um Centro de Pesquisas Aplicadas, entre outras ações

A Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, lançou seu Programa Sustentável. O evento, que ocorreu no último dia 26 de maio, foi marcado com a abertura da exposição “DEZ Pró-Ambiente - Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – uma região a ser restaurada”, realizada pelos alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Produção da disciplina Ciências do Ambiente.

A mostra acadêmica simbolizou a adoção da proposta sustentável da Universidade, com projetos voltados para a Instituição e também para a região de Campinas. A abertura contou a presença da diretora executiva da AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas, Ester Viana, além da especialista sênior de Desenvolvimento Ambiental da Tetra Pak, Juliana Seidel e do tecnólogo ambiental da CETESB, Sérgio Hornink.

Segundo Rosani Novaes, engenheira florestal e professora da UPM Campinas, coordenadora do programa, a abertura marca uma nova era sustentável não apenas no campus, mas também na região.

“Fazemos questão que a cultura ambiental não seja apenas um evento do dia 05, “Dia do Meio Ambiente”, mas sim uma prática constante. Em setembro, iremos fazer o plantio de mata ciliar no bosque da Universidade e também nas beiras de rios, calçadas e outros lugares da região. Nosso objetivo é criar bosques e recompor as matas ciliares de Campinas”, ressalta a engenheira florestal Rosani.

No evento foram expostas algumas espécies que serão usadas para o plantio. A professora ainda ressaltou que a Universidade irá adotar um projeto de redução e mensuração do consumo de água e energia, além da intensificação do uso de coletores de papel espalhados pelo campus (salas de aulas, departamento administrativo, corredores e outros lugares).

Segundo Rosani Novaes, os materiais coletados são disponibilizados para cooperativas recicladoras que os reutilizam. “Dentro dessa nova perspectiva socioambiental trabalhamos com as cooperativas da região de Campinas. Uma delas é a Cooperativa Santa Genebra, que se identificou com a proposta do projeto e vem colaborando com o Mackenzie”, explica.

O programa ainda prevê, até o final de 2014, a criação de um Centro de Pesquisas Aplicadas, em parceria com outras universidades da região, para o estudo e viabilização de projetos socioambientais.

Com as ações e projetos realizados, o Mackenzie tem como intuito a promoção do pensamento sustentável, alicerçado pela integração e desenvolvimento social. “Quando a sociedade está fazendo ela cobra dos seus governantes. Isso que nos alenta no sentido de que a Universidade seja propulsora deste ideário”, afirma a engenheira.

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie pelo segundo ano consecutivo (2012/13) foi avaliada como a melhor instituição de ensino privado do Estado de São Paulo, de acordo com o Ranking Universitário Folha de São Paulo\RUF. O Mackenzie ainda está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Nenhum comentário: