O futuro chegou: Google cria carro inteligente



Imagina um carro em que você só precisa entrar nele e esperar para chegar ao destino programado. Onde o painel tem apenas dois botões: um para ligar o veículo e outro para desligá-lo. Um carro sem volante, sem freio, sem embreagem e sem motorista.

Se você acha que isso é coisa de filmes de ficção científica ou desenhos animados, que nada, é pura realidade! Seja bem-vindo ao futuro, pois ele chegou. Esse "brinquedo" é o Google X, um carro elétrico que é conectado ao smartphone, segue rotas e respeita o trânsito, identificando pedestres e outros veículos por meio de poderosos sensores.





O Google X, segue a mesma linha inovadora do Google Glass e lentes de contato inteligentes. A ideia foi desconstruir o carro e repensá-lo do zero. Por isso, ele contém apenas o essencial, nada de aparelho de som, porta-luvas ou espelhos.

Os protótipos foram colocados em teste na Califórnia, EUA, onde fica a sede da companhia. Até meados de setembro, o Google planeja construir cerca de 100 unidades para colocar em teste, mas esses modelos terão controles manuais.

Confira o vídeo.



 Fonte www.detodaforma.com

Marca brasileira inova ao criar garrafas sustentáveis cujas tampinhas são peças de montar

E se você pudesse reutilizar embalagens em vez de jogá-las fora ou encaminhá-las para a reciclagem? 

Essa é a ideia por trás do Clever Capstampinhas de garrafa que, em vez de serem descartadas, funcionam como pecinhas de montar, e que podem compor brinquedos, peças de decoração e até mesmo móveis.

A criação é da empresa brasileira Clever Pack, que trabalha na elaboração de embalagens funcionais e com dano reduzido ao meio ambiente. As tampinhas de montar começarão ser utilizadas pelas garrafas de água da Petrópolis Paulista. 

Vale mencionar que além de se encaixarem umas às outras, as Clever Caps também funcionam com peças de LEGO, ampliando ainda mais as possibilidades de uso.



Tampinhas viram peças de montar
Tampinhas viram peças de montar
Tampinhas viram peças de montar
Tampinhas viram peças de montar
Tampinhas viram peças de montar
Todas as fotos © Clever Caps

Fonte: www.hypeness.com.br

Boliviana constrói casas de garrafas PET para famílias carentes em 20 dias



Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

A cada dia descobrimos uma nova utilidade para os resíduos que produzimos. Prova disso é o reuso da garrafas. São inúmeras coisas que podemos fazer através da reciclagem deste produto. A artesã boliviana Ingrid Vaca Diez desenvolveu uma técnica para construir casas com as garrafas. Algo improvável, que pode ser a solução para a moradia de famílias de baixa renda.

Casas de Botellas é o nome da iniciativa criada pela boliviana Ingrid Vaca Diez. Envolvida com trabalho voluntário desde pequena e apaixonada por artesanato, a advogada de Santa Cruz de La Sierra teve a ideia de construir casas de garrafas PET para famílias em situação de extrema pobreza após uma briga com o marido, que não aguentava mais a quantidade de ‘entulho’ que Ingrid guardava em casa para trabalhos manuais. “Dá para construir uma casa com esse monte de PET”, reclamou o parceiro em tom de ironia – o que bastou para acender uma luz na cabeça da boliviana.

Para construir uma "Casas de Botellas" (casas de garrafas) é necessário, garrafas PET, garrafas de vidro, cimento, cal, areia, cola, sedimentos, resíduos orgânicos, aros e glicose. A primeira casa edificada por Ingrid teve 170m² e nela foram utilizadas 36 mil garrafas plásticas de dois litros. 

As garrafas, recheadas de resíduos e sedimentos diversos formam as paredes, que após amarradas, são fixadas com cal e cimento. Como a casa criada por Ingrid se tornou um projeto social, os outros materiais necessários para o acabamento, inclusive os móveis, são doados por empresas ou instituições regionais. 

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

14 anos depois de começar o projeto, a boliviana já tem no currículo mais de 300 moradias construídas para famílias em situação de extrema pobreza – não só na Bolívia, mas em outros países da América Latina, como Argentina, México, Panamá e Uruguai.
Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

Ingrid garante que é possível construir uma casa em 20 dias, com a ajuda de cerca de 10 voluntários – contando os futuros moradores, que ela faz questão de que participem do processo para dar mais valor à moradia. O problema é que falta matéria-prima e mão de obra disposta a trabalhar “apenas” para ajudar o próximo.

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET




Construir no Brasil está nos planos da boliviana, que está bem animada. Para ela, o povo brasileiro é mais receptivo ao trabalho voluntário e também tem a cultura da reciclagem mais sedimentada, em relação aos outros países da América Latina, o que facilita a coleta das garrafas PET. 

Com tanto entusiasmo, certamente a advogada vai conquistar o coração de muita gente boa por aqui. Vem logo, Ingrid!


Fonte: Planeta Sustentavel e Época Negócios

Concurso premiará jovens empreendedores sustentáveis com 500 mil euros

GreenChallenge_Logo_2013_RGB300
da Agência Ambiente Energia – As inscrições para o 8º Desafio Verde Internacional da Loteria de Código Postal (8th International Postcode Lottery Green Challenge) estão abertas para os jovens empreendedores de start-ups que contemplam nos seus planos de negócios a redução de CO2. 

O desafio está à procura de produtos ou serviços que combinam sustentabilidade, empreendedorismo e criatividade. 

O vencedor dessa competição internacional será premiado com 500.000 euros para desenvolver o seu produto ou serviço e trazê-lo para o mercado. A organização também concederá 200.000 euros a um ou dois vice-campeões. 

Os participantes podem submeter seus planos de negócios no site www.greenchallenge.info até 3 de junho. 

Os jurados apresentarão o vencedor no dia 11 de setembro, em Amsterdã.

O Desafio Verde Internacional da Loteria de Código Postal é uma campanha global desenvolvida pelo Postcode Lottery e suportada por Richard Branson e Bill Clinton para incentivar jovens empreendedores do mundo todo a desenvolver planos de negócios que enderecem os desafios ambientais, na expectativa de mudar para melhor a forma como o mundo faz negócios. 

Um dos principais objetivos para os jovens empresários é o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou inovações que ajudarão a reduzir gases de efeito estufa e o combate às alterações climáticas.

Os jovens empreendedores brasileiros também poderão concorrer com seus planos de negócios ao prêmio de 500.000 euros. Para ter a chance de vencer, os produtos ou serviços devem reduzir as emissões de gases de efeito estufa e estarem aptos a entrar no mercado dentro de dois anos.

Seleção
Para se inscrever, os candidatos devem enviar seus planos de negócios detalhados por meio do site:

Em agosto, serão selecionados de cinco a sete finalistas que irão apresentar seus planos perante o júri internacional, público e imprensa, no dia 11 de setembro, em Amsterdã.

Defensores
O ex-presidente americano, Bill Clinton, revelou seu orgulho em constatar que o Desafio Verde Internacional da Loteria de Código Postal (Postcode Lottery Green Challenge) se estabeleceu rapidamente como um importante concurso internacional verde. 

“O concurso incentivou os empreendedores sociais de todo o mundo a transformar ideias em invenções fascinantes e extremamente poderosas que reduzem o CO2. Tenho certeza de que esse evento vai continuar estimulando mentes inteligentes a realizar o seu potencial e ajudar a criar um mundo mais verde e mais saudável para todos nós”, declarou Clinton.

No ano passado, a empresária americana Ginger Dosier ganhou o prêmio de 500.000 euros pelo seu revolucionário processo de produção de tijolos. Sua empresa, a BioMason, oferece uma alternativa limpa para os processos atuais de queima que geram emissões maciças de CO2 a nível mundial. 

Os holandeses Wolbert Allaart e Patrick Heuts receberam 100.000 euros, como vice-campeões. Allaart pela sua nova técnica de geração de energia eólica e Heuts pelo seu sistema inovador de propulsão para barcaça.

Sobre a Loteria Holandesa de Código Postal
A Novamedia, empresa holandesa criada em 1983, é a fundadora da Loteria Holandesa de Código Postal (Dutch PostCode Lottery), lançada em 1989, para arrecadar fundos para instituições de caridade que trabalham para a sustentabilidade ambiental

A empresa objetiva configurar e operar loterias de caridade em todo o mundo, a fim de arrecadar fundos para instituições de caridade e aumentar a consciência sobre o seu trabalho.

Nos 25 anos desde que foram lançadas as loterias de caridade da Novamedia, foram doados mais de 6,1 bilhões de euros para mais de 264 instituições de caridade que trabalham para apoiar as pessoas, o meio ambiente, a cooperação para o desenvolvimento, desporto e saúde, cultura e bem-estar.

A Loteria Holandesa de Código Postal, por sua vez, arrecadou mais de 4 bilhões de euros para organizações que trabalham em nome do ser humano e do meio ambiente. Dentre elas, a UNICEF, WWF, a Anistia Internacional, os Médicos Sem Fronteiras, entre outros.

Na Loteria de Código Postal se concorre com seu próprio código postal. A cada mês vários códigos postais são sorteados e ganham prêmios. Quanto mais bilhetes de loteria se adquirir, maior é o valor do prêmio. 

O objetivo principal de uma loteria desse tipo é arrecadar fundos para organizações de caridade. Uma parte substancial das vendas é direcionada para essas instituições. Como padrão, dependendo da legislação do país e do tipo de loteria, um mínimo de 20% do arrecadado é direcionado para instituições de caridade.

Informações e inscrições: www.greenchallenge.info

British Airways apresenta projeto para transformar lixo em biocombustível

Ambiente Energia

Assista ao vídeo de apresentação do projeto no Parque Empresarial Thames com Willie Walsh, executivo-chefe da IAG, empresa controladora da British Airways. Veja mais sobre biocombustíveis em: http://bit.ly/1hrdWg4

This ground-breaking fuel project is set to revolutionise the production of sustainable aviation fuel. Approximately 575,000 tonnes of post-recycled waste, normally destined for landfill or incineration, will instead be converted into 120,000 tonnes of clean burning liquid fuels using Solena's innovative integrated technology. 

British Airways has made a long-term commitment to purchase all 50,000 tonnes per annum of the jet fuel produced at market competitive rates.

Willie Walsh, chief executive of British Airways' parent company IAG, said: "We are always striving to reduce our impact on climate change and this first-of-its-kind project marks a significant step for the aviation industry. 

The construction of the GreenSky London fuel facility at Thames Enterprise Park will lay the foundations for British Airways to reduce its carbon emissions significantly. The sustainable jet fuel produced each year will be enough to power our flights from London City Airport twice over with carbon savings the equivalent of taking 150,000 cars off the road."

Concursos :: Gisele Bündchen, Don Cheadle, Yaya Touré e Ian Somerhalder lançam desafio do Dia do Meio Ambiente

A top model Gisele Bündchen, os atores Don Cheadle e Ian Somerhalder e o jogador de futebol Yaya Touré participam de um desafio para ver quem acumula o maior número de compromissos para o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2014.


Créditos: Pnuma
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.
Por meio de uma mensagem engarrafada, os Embaixadores da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) desafiam indivíduos e organizações do mundo todo a escolher um time e participar do Dia Mundial do Meio Ambiente. Os compromissos podem ser registrados no site www.wedchallenge.com/po.


Um dos materiais da campanha é um vídeo estrelando Gisele, Don e Yaya, que está disponível em sete línguas no Youtube e será veiculado na CNN, nos telões da Times Square em Nova York (EUA) e no Piccadilly Circus em Londres (Reino Unido).




O vídeo mostra os embaixadores em atividades que fazem parte de suas rotinas: Gisele Bündchen praticando kung fu, Don Cheadle tocando trompete (em preparação para seu próximo papel, como Miles Davis, no cinema) e Yaya Touré treinando para jogar pela Costa do Marfim na Copa do Mundo de 2014.


"As celebridades estão mostrando aos fãs suas rotinas, atividades que fazem deles o que eles são", declara o diretor Jeffrey Nachmanoff, conhecido por ser o roteirista do filme "O dia depois de amanhã".

"No vídeo, suas atividades são interrompidas por uma mensagem engarrafada, que chama a atenção. A mensagem convoca cada um dos embaixadores a participar do desafio e a convocar os espectadores a se envolverem também", adiciona.

O tema da campanha, Message in a Bottle (Mensagem Engarrafada, em tradução livre), da banda Police, contou com a colaboração do grande músico Sting, que doou os direitos de sua música para a campanha.

Como fazer parte

Cada um dos Embaixadores da Boa Vontade te desafia para uma causa diferente, em apoio ao tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano: Aumente sua voz, não o nível do mar.

Ao se comprometer a uma das causas e compartilhá-la por meio das suas redes sociais, você passa a fazer parte do time de um dos embaixadores. Acesse o site www.wedchallenge.com/po para participar!

O site está disponível em cinco idiomas. Para português, basta selecionar a opção "Português" no topo da página.

Times:

Gisele Bünchen, Twitter: @giseleofficial
Yaya Touré, Twitter: @Toure_yaya42
Don Cheadle, Twitter: @IamDonCheadle
Ian Somerhalder, Twitter: @iansomerhalder

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) é a principal veículo das Nações Unidas dedicado a estimular ação e conscientização global em prol do meio ambiente. A data cresceu e se tornou uma importante plataforma pública, celebrada amplamente em mais de 100 países. Também impulsiona pessoas a tomar uma atitude pelo meio ambiente, estimulando ações individuais ou coletivas que causem um impacto positivo para o planeta.

Em apoio à designação pela ONU de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano usará o mesmo tema, com um foco especial na questão da mudança do clima.

O nosso objetivo é levar o tema à boca do povo, e estimular um maior entendimento da importância dessas ilhas e da urgência de protegê-las, tendo em vista seus riscos e vulnerabilidades, particularmente em relação à mudança do clima.

De Trinidade & Tobago a Samoa, os maiores problemas sofridos por esses Estados são relacionados à mudança do clima, manejo de ecossistemas, consumo insustentável, degradação de recursos naturais, desastres naturais extremos e sobrepopulação. São problemas que todos nós enfrentamos.

A mudança do clima é um dos principais desafios porque o aquecimento global está causando o aumento do nível do mar.

De acordo com o Painel Internacional sobre a Mudança do Clima (IPCC), o nível dos mares está aumentando cada vez mais rápido e a projeção é que aumente ainda mais neste século. Quando a temperatura global aumenta, as moléculas da água se expandem e ocupam mais espaço. O nível do mar também aumenta quando o gelo derrete.

Comunidades costeiras em todos os países sofrem com enchentes e tempestades, às quais essas pequenas ilhas estão mais expostas. Muitas das áreas habitadas dessas ilhas estão sob ameaça constante de serem tomadas pelo mar.

Dia Mundial do Meio Ambiente de 2014 mostra que todos nós enfrentamos desafios similares e que todos estamos conectados por um só objetivo: uma vida próspera e sustentável para todos. Cada ação ou compromisso conta. Quando multiplicados por uma comunidade global, o seu impacto é exponencial.

FONTE



Publicado pela nossa Empresa parceira o Relatório de Sustentabilidade Rock in Rio 2013 – ISO 20121

Por Anelise Stahl



Publicado o primeiro Relatório de Sustentabilidade do Rock in Rio.

A APCER atribuiu à organização ROCK WORLD S.A. o primeiro certificado emitido na América Latina de acordo com a norma internacional ISO 20121, tendo por âmbito de aplicação a totalidade das atividades, desde a concepção até o pós-evento Rock in Rio, dando origem ao Relatório de Sustentabilidade do Rock in Rio 2013.

A responsabilidade e competência pela implementação do Sistema de Gestão para a Sustentabilidade do Evento Rock in Rio foi assegurada pelo Diretor de Operações, Ricardo Acto, que terceiriza na pessoa de Anelise Stahl Martins da Casamundobrazil Projetos Sustentáveis.

“Munidos da ideia de sermos mais do que o maior evento de música do mundo, buscamos a certificação ISO 20121 para, além de olharmos para dentro da nossa organização como um todo, selarmos o nosso compromisso com o apoio na construção de um mundo melhor.

Nossa visão é ser mais do que o maior evento de música e entretenimento do mundo; é além disso, usar o poder da marca Rock in Rio como força motriz para atingirmos o nosso compromisso de apoio à construção de um mundo melhor. “ Rock in Rio

Com um diagnóstico completo do Rock in Rio 2011, onde as metas de longo prazo foram definidas, foi tomada a decisão de serem trabalhadas as próximas edições do evento em conformidade com a norma internacional ISO 20121 Sistemas de Gestão Sustentável para Eventos.

Neste sentido a Casamundobrazil , durante a Implantação do SGSE , promoveu o estabelecimento da Política de Gestão para a Sustentabilidade apropriada a finalidade do evento Rock in Rio, onde o conceito de comportamento sustentável em consonância com o desenvolvimento sustentável foi utilizado como inspiração e alinhamento das as práticas para um mundo melhor.

A implantação de um Sistema de Gestão para Sustentabilidade agrega um patrimônio intangível, mas fundamental para a Organização, e a conquista do certificado na Norma ISO 20121 sela o compromisso de minimizar os impactos negativos em nível social, ambiental e econômico. 

Além de aumentar as chances de sucesso no estabelecimento e cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável, inclui a oportunidade do evento certificar suas práticas em um padrão internacional.

[O certificado só é dado para entidades que se preocupem de verdade com medidas reais de sustentabilidade. Com isso, o Rock in Rio junta-se ao seleto grupo composto por entidades internacionais como o Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres 2012, o Manchester United Stadium, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, a Coca-Cola London, entre outros.]


Acesse o Relatório de Sustentabilidade Rock in Rio 2013 – ISO 20121