AveSui: Mário Sérgio Cutait: “Sustentabilidade é produzir mais e melhor com economia de recursos”

Presidente da IFIF abriu o Painel Conjuntural da AveSui América Latina falando dos desafios da indústria de alimentação animal com foco em sustentabilidade.


A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgou recentemente que será necessário um aumento de 60% na produção agrícola - tanto na produção de alimentos para consumo humano quanto na produção destinada a biocombustíveis - para suprir as necessidades dos nove bilhões de pessoas que deverão habitar o planeta em 2050. 


Com isso, todas as cadeias da produção animal - incluindo aves, suínos e nutrição animal - têm um enorme desafio pela frente: produzir ainda mais, com melhor qualidade e com segurança. Mario Sergio Cutait, presidente da Federação Internacional da Indústria de Alimentação Animal (IFIF), acrescenta que a sustentabilidade da produção também é um fator importante a ser considerado neste contexto para se atingir as metas indicadas pela FAO. 


Porém, agroindústrias, associações de classe, indústrias de rações e fornecedores devem investir em produção sustentável sob uma ótica coerente."Muito se fala da proteção do meio ambiente, da preservação de rios, lagos e da redução das emissões de gases estufa quando o assunto é sustentabilidade. No entanto, pouco se fala em crescimento de produção e metas de produtividade", afirma Cutait. 


"Sustentabilidade é produzir mais e melhor com economia de recursos naturais, favorecendo tanto o meio-ambiente [reservas de água, matérias-primas] quanto os produtores". 


O tema "Nutrição Animal e Sustentabilidade" foi abordado pelo presidente da IFIF dentro do Painel Conjuntural da AveSui América Latina. O evento segue até o dia 04 de abril na Expo Center Norte em São Paulo (SP).




Durante sua explanação, Cutait enfatizou que a produção de proteína animal - diretamente relacionada com a produção de ração - deve ter sua imagem trabalhada junto aos mercados consumidores para que o conceito de "sustentabilidade" não seja apenas relacionado à preservação do meio-ambiente. "Temos que preservar a natureza sim! No entanto, precisamos explicar para as pessoas que temos o mundo para alimentar e uma discussão sobre o que é produção sustentável se faz necessária", pontua o presidente da IFIF.

Desafios- Diminuir o desperdício de recursos naturais com tecnologia de inovação é algo totalmente favorável ao meio ambiente e viável do ponto de vista da cadeia produtiva de proteína animal, de acordo com Cutait. Para ele, esta é a chave para a produção sustentável dentro do setor.


Fonte: Redação Avicultura Industrial e Suinocultura Industria


Nenhum comentário: