Decoração de Natal com materiais recicláveis

Na Moda e Ecológicamente correta:
O Natal é uma das festas mais importantes do Cristianismo. É a celebração do nascimento de Jesus Cristo, por isso a data é sinônimo de alegria, renascimento, união, presentes e de uma grande festa.
A decoração natalina é uma tradição que ajuda as famílias a entrarem no clima da festa. Guirlandas, velas, enfeites e o tradicional pinheirinho representam o Natal. E já que a época é de comemoração e renascimento, que tal uma decoração que combine com o espírito de transformação do Natal? Como fazer isso? Transformando materiais recicláveis em lindos enfeites natalinos.
Utilizando materiais recicláveis que seriam jogados no lixo, você pode fazer enfeites para a mesa, incrementar a árvore, ter uma decoração exclusiva de forma sustentável e, de quebra, ajudar a preservar o meio ambiente. Com um pouco de criatividade, garrafas pets, garrafas de vidro, sacolas de plástico, jornal e tampinhas de garrafas pet, você transforma “lixo” em lindas peças natalinas.
Se você não tem tempo ou não tem muito talento para trabalhos manuais, vale lembrar que muitas pessoas aproveitam essa época para confeccionar enfeites feitos com materiais reciclados e ganhar uma renda extra. Comprando esses produtos, você ajuda a diminuir o impacto das embalagens de papel, de vidro e outros materiais no nosso planeta.
Em épocas festivas, o artista curitibano João Alberto Vasco de Andrade, o João do Lixo, é contratado por prefeituras que desejam fazer suas decorações juninas ou de Natal com materiais reciclados. Em alguns trabalhos, o artista procura envolver as pessoas da cidade, ensinando seu trabalho e fazendo do respeito à natureza uma perspectiva de geração de renda. Para João do Lixo, “o lixo reciclável transmite um vírus que é o vírus do entusiasmo”.
João do Lixo conta que o material reciclável mais fácil de ser utilizado por um iniciante que deseja confeccionar uma peça natalina é a embalagem de pó de café embalado a vácuo (dourado). Para você ser contagiado pelo vírus do entusiasmo, confira essa “receita”:
Laço de Natal

Material:

- 5 embalagens de pó de café
- Saquinhos de plástico para rechear as embalagens (para tornar as embalagens douradas almofadadas)
- Um pedaço de arame fino de 40cm.
- Durex
- Tesoura

Como Fazer:

Pegue 4 embalagens e abra uma das extremidades;

Preencha 2 delas com saquinhos de plástico e depois feche-as, franzindo e prendendo com durex;

Sobreponha (5cm) as duas pontas franzidas de forma que os fundos fiquem em posições opostas e prenda bem as duas partes com durex. Por cima do durex, passe o arame de forma que sobrem duas pontas iguais, torça e estique essas pontas para que acompanhem as embalagens no sentido do comprimento;
 
Pegue a 5ª embalagem e abra por completo. Corte-a em forma de espiral na largura de uns 5cm. Comece por uma das pontas, no sentido diagonal, tomando cuidado para não ultrapassar a largura indicada. Isto será a tira que irá compor o nó do laço. Prenda e enrole essa tira no arame;

As duas embalagens restantes serão utilizadas para fazer as pontas do laço. Faça pregas no sentido do comprimento das embalagens e coloque uma ao lado da outra em forma de V invertido, a seguir prenda na parte de traz das primeiras embalagens unificadas;
Com a sobra do arame faça uma argola ou gancho para pendurar o seu LAÇO DE NATAL.

Sua casa decorada com materiais recicláveis é um jeito moderno e ecologicamente correto de receber sua família e amigos neste Natal. Com criatividade, economia e, principalmente, consciência ecológica, você vai comemorar esse Natal mais felicidade e a consciência tranquila.


Veja alguns trabalhos de João do Lixo:

CRAVI
sbc natal
HERMON 3


Fonte: www.tha.com.br

Nenhum comentário: