ABESCO lança programa de qualificação técnica para empresas de serviços de conservação de energia

Através de uma parceria com a Fundação Santo André – FSA, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) anuncia um programa de qualificação das especialidades técnicas de seus associados. Pretende iniciar também, em paralelo, um Programa de Capacitação a fim de desenvolver ainda mais, o crescimento técnico e gerencial de seus associados.

Para viabilizar o Projeto, a ABESCO celebrou um contrato de parceria com a GTZ (Cooperação Técnica do Governo Alemão) que vai possibilitar franquear às empresas associadas 90% dos custos envolvidos no processo de avaliação documental a ser feito pela Fundação Santo André.

O Presidente da entidade, José Starosta , enfatiza que o mercado nacional de Eficiência Energética cresce em média 25% ao ano; e que o potencial de redução no consumo de todas as fontes energéticas -segundo estudos feitos pela ABESCO- pode chegar a R$ 9 bilhões ao ano. “As Escos são empresas que tem como negócio principal, a busca pela redução deste desperdício. Para o desenvolvimento do Programa foi considerado o aumento da visibilidade de ESCOs de médio e pequeno porte que possuem em seu portfólio projetos de excepcional qualidade técnica e que poderão ser replicados ao mercado.”

Outras considerações positivas serão:

• desenvolvimento profissional das equipes das ESCOS;
• reforço de posição no mercado das ESCOs;
• apoio aos procedimentos de seleção de ESCOs pelo mercado;
• apoio aos programas de incentivos à promoção da eficiência energética;
• critério na recomendação às instituições que oferecem financiamento;
• aumento da confiança, da credibilidade e conseqüente crescimento do setor;

Para se ter uma idéia das oportunidades desse mercado, o Presidente cita estudo recente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrando que o potencial técnico de redução é de 25,7% do consumo global de energia da indústria e que, as maiores oportunidades neste setor, estão em combustíveis (82%) com predominância em caldeiras e fornos. “Além disso, o potencial técnico de economia com energia elétrica, apenas em motores, é de R$ 6,8 bilhões ao ano”, conclui o executivo.

Workshop – Início do programa.
Para garantir a perfeita compreensão da metodologia do programa e dos detalhes do processo; ao mesmo tempo em que já oferece atualização técnica, a ABESCO realizará um Workshop com palestras técnicas. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de outubro e é patrocinado pelas empresas SCHNEIDER e INTRAL (com inscrições até dia 15 de outubro) nos segmentos de automação e iluminação respectivamente.

ABESCO
A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, Abesco, representa mais de 80% de todo o setor de preservação e economia de energia do País. Fundada em 1997, com abrangência nacional, a Abesco reúne 25 fabricantes de produtos e provedores de soluções de energia eficiente; instituições acadêmicas; agentes do setor energético; além de 60 empresas na categoria ESCO (serviços de conservação de energia).

Entre as ESCO nacionais encontram-se desde consultorias especializadas em redução de consumo, até empresas inteiramente aparelhadas, e de portes variados, para promover a gestão eficiente no consumo de energia; todas aptas para atendimento e execução não importando o tamanho e setor de seus clientes.

Mais informações para a imprensa:
ABESCO – F: 3549-4525 - abesco@abesco.com.br

Nenhum comentário: