Eclipse vai transformar o Sol em um 'anel de fogo'

Fenômeno poderá ser assistido apenas em algumas regiões do mundo

Fenômeno forma círculo de fogo no céu (Foto: James Jordan/Flickr/Creative Commons)
Na próxima terça-feira, 29, o sol vai parecer um anel de fogo em regiões remotas do mundo. O motivo do fenômeno é um eclipse solar, que a maioria das pessoas não vai ter a chance de assistir.
Eclipse será visível apenas em uma pequena área na Antártida
O evento raro é classificado como "eclipse anular" (em vez de total), em razão do efeito visual que causa. Como a lua, na ocasião, está prestes a alçancar sua maior distância da Terra, é pequena demais para cobrir o sol completamente — o que faz com que a estrela pareça um círculo de fogo quando o satélite passa por ela.
Enquanto metade do mundo pôde ver o eclipse lunar da semana passada, o solar — que ocorre somente durante a lua nova — será visível apenas em uma pequena área na Antártida. Fases parciais do evento também poderão ser assistidas em ilhas da Oceania.

Fonte: revistagalileu.globo.com

10 dúvidas esclarecidas sobre aquecedor solar

Apesar de ser um sistema muito conhecido e amplamente utilizado no Brasil, é comum às pessoas que ainda não estão familiarizadas com o aquecimento solar de água terem algumas dúvidas sobre ele. Por isso decidimos listar e esclarecer algumas delas. Se a sua dúvida não estiver aqui, não deixe de entrar em contato, ok?



Para dúvidas relacionadas à instalação e funcionamento, recomendamos a leitura da página do produto, onde estes pontos são explicados em detalhes, vamos aos principais pontos:


1 - Qual o custo/benefício de se ter um sistema de aquecimento solar?

De todas as vantagens, a econômica é a que mais se destaca. O aquecimento de água é responsável por uma parte muito signficativa do consumo de energia elétrica de uma residência. Assim, utilizar o calor do sol para aquecer água reduz muito a conta de luz, gerando economia. Em média, a economia gerada é capaz de compensar o investimento no sistema em apenas 5 anos, sendo que a vida útil do sistema pode chegar até a 25 anos.


2 - Existe um posicionamento ideal para as placas?

Uma das vantagens em se contratar mão de obra especializada para o projeto e instalação, é a escolha adequada dos locais e posições das placas coletoras para o melhor aproveitamento possível da luz solar. O profissional irá calcular a inclinação ideal baseado na sua localização geográfica. A título de exemplo, em uma cidade do Nordeste a placa terá inclinação de 6º enquanto que no Sul essa inclinação será por volta de 30º.


3 - Só terei água aquecida em dias de sol?

O sistema é desenhado para armazenar água quente por bastante tempo. No entanto, se estiver nublado ou chovendo por vários dias, ele não será capaz de fornecer água quente, sendo necessário nesse caso fazer uso de aquecimento elétrico ou a gás. Normalmente essas outras formas de aquecimento estão ligadas ao sistema para que sejam acionados facilmente quando necessários. Cabe lembrar que no Brasil predominam os dias de sol. Na região sul do país, a título de exemplo, o uso de aquecimento solar é igual ou superior a 75% do tempo.

4 - Durante a noite terei que usar energia elétrica para obter água quente?

Essa é uma dúvida muito comum quando se fala de aquecimento solar e a resposta é não, pois o sistema não consiste apenas em aquecer a água, mas também em preservá-la quente em um reservatório. Assim, a água aquecida durante o dia permanece quente no reservatório (boiler) para ser usada durante a noite.


5 - Como é a manutenção desse sistema?

Este é um sistema de baixíssima manutenção. Por se tratar de um circuito hidráulico, basta que se verifique eventualmente a integridade do sistema (se há algum vazamento, por exemplo). Muitos aquecedores solares no Brasil estão em funcionamento há mais de 30 anos sem problemas.


6 - É mais confortável?

Frequentemente se atribui maior conforto ao uso de aquecimento solar. A causa dessa percepção consiste no fato de que o volume de água quente é mais abundante em relação a um chuveiro elétrico, por exemplo. Você pode regular a temperatura da água misturando água aquecida com água fria (natural) diretamente nas válvulas do seu chuveiro.


7 - O que é Apoio ou Back-Up?

São chamados de Apoio ou Back-Up outros sistemas de aquecimento de água ligados ao aquecimento solar que podem ser acionados nos dias nublados ou chuvosos. Os sistemas de apoio mais comumente usados são o elétrico e o a gás.


8 - O aquecimento solar pode ser instalado em obras já concluídas?

Sim, no entanto é preciso que um profissional especializado dimensione corretamente e indique quais os produtos são os mais apropriados para seu caso.


9 - Porque é importante manter as placas sempre limpas?

A limpeza das placas solares é importante para a garantia da eficiência da coleta, pois quando há muito acúmulo de sujeira nas placas, a passagem da luz solar é diminuída ou até mesmo interrompida. Em média, uma lavagem simples externa duas vezes ao ano é suficiente.


10 - O imóvel que possui aquecimento solar de água é mais valorizado?

Eficiência energética é um dos fatores que cada vez mais tem sido considerado no mercado imobiliário com um fator de valorização, isto se reflete até na cobrança de impostos reduzidos para quem adota soluções nesse sentido em suas obras. 

O Aquecimento solar de água agrega muito mais valor que o investimento realizado, é uma fonte inesgotável de energia limpa e portanto ecologicamente correta e ainda seus componentes são quase que totalmente recicláveis.

Fonte: Artigo publicado em 23 de Abril de 2014 pela Equipe EcoCasa®

Apple libera comercial para divulgar suas iniciativas "verdes"




A Apple tem demonstrado preocupações com o meio-ambiente e tem orgulho de mostrar o que tem feito para reduzir seu impacto na natureza. 

Para mostrar isso, na véspera do Dia da Terra (celebrado no dia 22 de abril), a empresa divulgou um vídeo para apresentar suas ações “verdes” para o mundo.
Narrado pelo CEO Tim Cook, o vídeo gira sobre o conceito de “Better” (“Melhor”, em português). A empresa dá ênfase ao uso de energias limpas como solar e eólica em seus data centers, que acabaram rendendo à Apple uma boa posição no ranking do Greenpeace.


Cook descreve a preferência por material que não danifica o ambiente, a minimização das embalagens, além do uso de energia limpa, como já dito acima. A peça também reforça o compromisso em se manter neste caminho no futuro.

Apesar de iniciativas de proteção ao meio-ambiente serem realmente positivas e dignas de destaque, como ressalta o TechCrunch, o vídeo também mostra alguns testes de stress de telas de iPad e a produção do botão Home do iPhone ganham um espaço que não era realmente necessário se a empresa queria falar apenas de suas iniciativas verdes.


Confira:





Fonte: olhardigital.uol.com.br

Dia da Terra é tema de Doodle do Google com medusa-da-lua e macaco japonês

Para o TechTudo 
O Doodle do Google desta terça-feira (22) celebra o Dia da Terra de 2014. A gigante de buscas mostra em sua página inicial animações com a presença de um beija-flor, um besouro, um baiacu, uma medusa-da-lua, um camaleão e macacos japoneses para chamar a atenção para a saúde do planeta. 

A ideia é promover a causa que envolve a conservação da biodiversidade e outras questões ambientais.

Dia 22 de abril é celebrado o Dia da Terra; Google festeja 
com Doodle  animado (Foto: Pond5)

A escolha desses animais é mostrar a diversidade de vida em nosso planeta. Alguns deles são desconhecidos dos usuários do Google.com no resto do mundo, outros são muito populares no Brasil. 

Macacos japoneses aparecem em Doodle do Google no Dia da Terra 
(Foto: Reprodução/Google)
Como o Doodle é global, a ideia é que, ao clicar na lupa, o internauta vá direto para os resultados de busca sobre esse animal específico; veja abaixo na busca pela medusa-da-lua, a famosa água-viva.

Medusa da Lua cumprimenta internautas com mensagem de 
Feliz Dia da Terra  (Foto: Reprodução/Google)

Além disso, cada imagem usada no Doodle diz: o animal ilustrado no site deseja um Feliz Dia da Terra!

Doodle linka resultado de buscas sobre a medusa-da-lua no 
Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)

O Doodle do Google de hoje sobre o Dia da Terra também trouxe recursos de interatividade e pode ser compartilhado nas redes sociais mais populares como Facebook, Twitter e Google+.
Doodle interativo permite que os internautas compartilhem a comemoração 
nas redes sociais (Foto: Reprodução/Google) 

A data foi criada no ano de 1970 pelo senador norte-americano Gaylord 
Nelson e marca a luta pelo meio ambiente. O evento mundial também 
tem o objetivo de criar uma consciência geral sobre os problemas 
de conservação dos recursos e contaminação da biodiversidade de nosso 
planeta. 


Dia Internacional da Mãe Terra

Apesar de ter sido criada na década de 70, a data de 22 de abril se concretizou como Dia Internacional da Mãe Terra, e passou a ser celebrada mundialmente, somente no ano de 2009 durante uma assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada no mesmo ano na Bolívia. 
Doodle comemora Dia da Terra com ilustração de um baiacu 
(Foto: Reprodução/Google)

“A Terra e seus ecossistemas são a nossa casa, é necessário, portanto, que 
seja promovida a harmonia entre a natureza e o planeta”, declarou a 
organização em comunicado. Selfies para a NASA

Desde sua criação, a data é celebrada com a promoção do ativismo ambiental em todo mundo. A NASA, agência do governo dos Estados Unidos responsável por pesquisas espaciais, também promete comemorar a data em grande estilo com um mosaico mundial com uma série de selfies marcados por uma hashtag especial em autorretratos nas redes sociais mais populares. 


“A NASA convida você e o resto das pessoas do planeta a fazer parte de uma celebração mundial do Dia da Terra neste ano com o evento #GlobalSelfie”, diz o convide da agência espacial americana.
















NASA cria modelo de plaquinha para compartilhar junto com selfie no 
Dia da Terra em português  (Foto: Reprodução/NASA)

Quem quiser participar pode publicar sua foto no Twitter, Instagram ou Google+ usando a hashtag #GlobalSelfie, ou postá-lo para a página do evento GlobalSelfie no Facebook ou ainda no grupo GlobalSelfie no Flickr. Há também uma página do evento GlobalSelfie na rede Google+.


Animais no Doodle da Terra

Os animais aparecem em rodízio no Doodle da Terra de 2014 no site do buscador. A maioria, quando acessa o endereço google.com.br vê primeiro o beija-flor. Depois, outros animais aparecem a cada clique. Ao clicar na lupa "pesquisar" a busca leva para resultados de pesquisa sobre cada animal.
Doodle do Google celebra Dia da Terra 2014 com animais e biodiversidade 
(Foto: Reprodução/Google) 


Comente no Fórum do TechTudo.



Camaleão ilustra doodle comemorativo do Dia da Terra 2014 no site do Google(Foto: Reprodução/Google)

VAREJO X TENDÊNCIA – SAIBA O QUE É O OMNI-CHANNEL

Um tema recorrente na última feira de varejo (a National Retail Federation – NRF) ocorrida em janeiro deste ano nos EUA, foi o Mobile Consumer e as vendas e o relacionamento com os clientes por meio das tecnologias digitais móveis. 

Algumas soluções também foram apresentadas, porém, algumas ainda difíceis de serem implementadas por aqui devido a fatores como: regulamentação de compras por celular, logística e tecnologias ainda difíceis de serem usadas.

Alguns pontos foram repetidos, como a questão da sustentabilidade, compartilhar conquistas com os colaboradores, atendimento ao cliente, porém, um deles recebeu bastante destaque – o Omni-Channel.
A questão das experiências através da conectividade com a internet deu “muito pano pra manga”. Veja alguns deles:
Omni-Channel
Quem trabalha em varejo já deve ter ouvido ou vai ouvir falar muito do novo conceito Omni-Channel. Essa foi uma das grandes tendências apresentadas neste ano na convenção National Retail Federation. O que seria isso? Não há mais diferenças entre loja física ou virtual.  
O cliente conhece o produto na loja, compra pela internet, e vice-versa. O consumidor de hoje é multicanal e cross canal, ou seja, compra em diversos canais no momento que for mais conveniente e pratico para ele e pode cruzar compras em ambientes físicos e virtuais. 
Entram nessa história as próprias lojas físicas, venda porta a porta, E-ecommerce, Mobile Commerce, TV commerce, Social Commerce, etc. Não existe somente um canal de compras.

Integração e Engajamento
O consumidor não distingue mais on-line do off-line. Quando está on-line, ele está conectado as redes sociais, está compartilhando, validando suas opiniões com amigos, pesquisando, aprendendo e desenvolvendo um ponto de vista. 
Segundo pesquisas recentes feitas nos EUA, constatou-se que o consumidor que participa da vida social da Marca através de redes sociais como twitter, facebook e foursquare, por exemplo, vai consumir e indicar mais os produtos ou serviços de determinada marca. 
Isso é o engajamento do consumidor com a marca, porém a comunicação deve ir de encontro aos interesses do consumidor, não somente do que a marca quer “empurrar” para ele.

Consumidores conectados
O numero de consumidores que consultam online antes de comprar em lojas físicas aumentou drasticamente – o índice pulou de 19%, em 2009, para impressionantes 62%, em 2011. 
Em pesquisa feita pela Deloitte nos EUA constatou-se que 42% dos consumidores já usaram smartphones para apoio em compras de vestuário e 48% em compras de eletrônicos. 
O consumidor quando entra na loja já sabe todas as características do produto, por isso, é fundamental que os colaboradores estejam muito bem treinados.

Consumidores no controle
 Os consumidores tem o controle sobre o que querem, como lhe é conveniente, e a personalização que esperam. As empresas mais inteligentes sabem que não adianta apenas adicionar canais. 
Manter a competitividade e reter clientes significa proporcionar uma experiência sensorial de compra perfeita, através de todos os pontos de contato: web, loja, mobile, social, call center, representantes e equipe. 
O conceito de Omni-Channel traz uma perspectiva mais evoluída do multicanal/ cross canal. 
É uma visão de integração total, onde para o consumidor não importa qual o meio de compra e sim a experiência que está tendo com a marca como um todo.
Fique atento - Os clientes sempre acabam mostrando o que querem.
Procure entender e oferecer aquilo que eles querem. 
Existem muitas ferramentas para isso, é só uma questão de executar!

MORMAII NO PORTFÓLIO DA CASAMUNDOBRAZIL | DESIGN PARA COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL

Por Anelise Stahl 


O processo de transformação que deu origem à CASAMUNDOBRAZIL teve um propósito …

Acreditar que UM PRODUTO QUE QUEREMOS CONSUMIR …. UMA ROUPA …

TEM HISTÓRIA … TEM VIDA POR TRÁS …

TUDO IMPACTA E É IMPACTADO !

Sendo assim .. é com muito felicidade e orgulho que compartilho a entrada da MORMAII na trajetória da CASAMUNDOBRAZIL …

Seja bem vinda MORMAII, no caminho que a nossa equipe da CASAMUNDOBRAZIL irá apoiar na busca por uma MODA SUSTENTÁVEL .


DESIGN PARA COMPORTAMENTO SUSTETÁVEL – MORMAII

Vamos protagonizar na indústria da MODA … implantando a gestão para sustentabilidade, onde o design e a apresentação da cadeia produtiva servirão como veículo para a elevação da consciência para novos comportamentos .



Sobre as empresas:

A MORMAII é a maior empresa no segmento de artigos esportivos para esportes aquáticos da América Latina.



A CASAMUNDOBRAZIL é a empresa referência em projetos e consultoria para o Comportamento Sustentável na América latina .

Conheça mais:  www.casamundobrazil.com.br





MODA E O COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL – ELEVAR A CONSCIÊNCIA PARA TRANSFORMAR

Por Anelise Stahl 



Como a indústria têxtil e de confecções irá repensar as questões econômicas, sociais e ambientais da cadeia para garantir a competitividade de seu negócio no mercado interno e internacional?

A sustentabilidade é considerada a principal alternativa para re-estabelecer a competitividade da cadeia, pois traz para a indústria têxtil e de confecções a possibilidade de tornar mais eficientes os processos de produção nas suas diferentes etapas, abre espaço para a inovação e o desenvolvimento tecnológico e ao mesmo tempo reforça as potencialidades existentes.

Não há como negar a importância da cadeia da moda. A produção têxtil e de confecções foi uma das mais importantes na passagem da manufatura para os processos industriais.

Atualmente, as indústrias têxteis e de vestuário, juntas, constituem a quarta maior atividade econômica ; concentram 5,7% da produção manufatureira e mais de 14% do emprego mundial . Segundo previsões, até 2014 o comércio têxtil alcançará a cifra de uS$ 856 bilhões2 .

E o que dizer do nosso produto?

No caso das ROUPAS , trata-se de uma relação antiga e universal, talvez um dos produtos mais divulgados, comentados, desejados e comprados por consumidores de diferentes nacionalidades, culturas e perfis socioeconômicos. e não podemos nos esquecer do principal: as roupas movimentam um dos sistemas mais influentes do mundo, o da moda.

Só por esses aspectos já conseguimos ter a dimensão do que a cadeia têxtil e de confecções representa nos mais variados países em que está presente.

O Brasil neste contexto é um dos maiores produtores têxteis e de confecção do mundo, sendo o quinto no segmento têxtil e o quarto no de confecção, cuja produção média é de 9,8 bilhões de peças de vestuário, cama, mesa e banho.

A cadeia têxtil produziu em 2011 US$ 67,3 bilhões, o equivalente a 5,6% do valor total da indústria brasileira de transformação, excluindo-se as atividades de extração mineral e a construção civil.

No ocidente, a indústria brasileira possui o maior parque produtivo integrado, da fibra ao produto final.

Em termos estratégicos, o Estudo prospectivo setorial têxtil e confecção buscou sinalizar tendências e questões relevantes para formulação e implementação de um plano de longo prazo e uma visão de futuro, com vistas ao aumento da competitividade do setor até 2023.

A cadeia têxtil e de confecções brasileira deverá:

Ser reconhecida e admirada pela relevância econômica, política e social de suas atividades,

competitiva globalmente e exportadora de destaque no cenário mundial, possuindo como diferencial a utilização ética e sustentável da diversidade de recursos naturais e de competências humanas,

enfatizando com criatividade a identidade brasileira, interagindo com outras cadeias produtivas e formando uma rede de valor ágil e versátil,

intensiva em conhecimento e integrada desde a concepção até a disposição final de seus produtos customizados,

funcionais e inovadores, que despertem a emoção e atendam às exigências dos diferentes segmentos de consumo.

MAS … E AS MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ?

Incorporar a sustentabilidade nos negócios é um desafio que depende de mudanças no comportamento dos consumidores.

Essas mudanças não são simples e estão relacionadas a longos processos de mudança cultural.

Consumidores recebem estímulos contínuos para manter estilos de vida que dependem do próprio consumo. São as cores, os modelos, as tendências da moda que, numa economia globalizada, são lançadas e substituídas numa velocidade cada vez maior e há ainda as poderosas estratégias de comunicação e a publicidade, que não mais dependem apenas de anúncios e da televisão, mas que atualmente contam com ferramentas como as mídias sociais.

Dessa maneira, qualquer tentativa de entender seu comportamento ou de influenciar seu processo de escolha se apresenta como um objetivo bastante complexo.

SENDO ASIM … ELEVAR A CONSCIÊNCIA PARA TRANSFORMAR …

¢ Sendo assim , devemos estabelecer relações mais próximas e colaborativas com consumidores, e inspirar este consumidor a adotar comportamentos mais conscientes, demandando produtos que, além do conforto, preço, qualidade e durabilidade, aliem tendências de moda a uma postura ética e sustentável.

Assim poderemos ser um veículo para essa transformação…




Líderes socioambientais têm até 27 de abril para concorrerem à décima edição do Prêmio Empreendedor Social

Principal concurso de empreendedorismo da América Latina reconhece líderes de iniciativas inovadoras com mais de três anos de atuação. Já o Empreendedor Social de Futuro laureia mentores de projetos mais recentes, com um até três anos de experiência. Inscrições podem ser feitas pela internet.


Terminam no próximo dia 27 as inscrições para o Prêmio Empreendedor Social (folha.com.br/empreendedorsocial), que em 2014 completa dez anos no Brasil. Reconhecido como o concurso mais importante da América Latina para ações que beneficiem pessoas em situação de risco social e/ou ambiental, tem como proposta fortalecer líderes com mais de 18 anos de idade, à frente de iniciativas inovadoras há pelo menos três anos, de maneira sustentável, com impacto na sociedade e em políticas públicas. Empreendedores de até 35 anos, que comandam projetos mais recentes — de um ano até três de atuação —, podem concorrer no Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro.
O jornal Folha de S.Paulo conduz o processo de seleção em parceria com a Fundação Schwab, mentora do concurso e correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos. Já o Folha Empreendedor Social de Futuro, criado exclusivamente pela Folha em 2009, vale-se dos mesmos parâmetros internacionais para laurear propostas como a criação de um produto, serviço ou aplicação de tecnologia social que ainda precisem de visibilidade e capacitação para aumentar seu impacto, na fase mais crítica de toda organização: o princípio da atividade.

Por aqui, mais de 70 líderes socioambientais de todo o país já entraram para a seleta lista de finalistas de ambos os concursos. “O Prêmio Empreendedor Social no Brasil é um jeito fantástico de identificar inovadores que capitaneiam organizações sociais e que lidam com questões que vão da saúde à educação”, afirma Kenneth Turner, gerente-sênior para América Latina e África da Fundação Schwab.

“Chegar à décima edição do prêmio mostra o sucesso desta parceria internacional que reconhece a importância de valores como ética, cidadania e combatividade, presentes no dia a dia da Folha, e que premia empreendedores brasileiros comprometidos com a transformação social”, afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo.

Benefícios para aprimoramento

O processo seletivo dura até outubro. Em novembro, ocorre a cerimônia de premiação, quando finalistas e vencedores do Empreendedor Social e do Folha Empreendedor Social de Futuro terão seus perfis publicados em caderno especial que circula nacionalmente na Folha de S.Paulo e no site da Folha. Todos receberão também um kit com relatório completo e extenso de avaliação (encaminhado para o júri), segundo os rigorosos critérios dos prêmios, além de fotos e vídeo jornalístico sobre seu trabalho, para uso livre de divulgação.

Estão ainda na lista de benefícios: assessoria jurídica e de gestão e bolsas de estudo para cursos, congressos e seminários. Os finalistas com idade inferior a 40 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial serão indicados para o Fórum dos Jovens Líderes Globais. Todos os que tiverem entre 20 e 30 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Global Shapers do Fórum Econômico Mundial serão indicados para receberem o título de Global Shapers.

No âmbito internacional, o vencedor do Empreendedor Social participará, com despesas pagas de transporte e hospedagem, do Fórum Econômico da América Latina de 2015. No Empreendedor de Futuro, vencedor leva bolsas de estudos, consultorias e aceleração de comunicação com o jornalista Gilberto Dimenstein, do Catraca Livre, entre outras oportunidades.

Os eleitos em ambas as premiações serão convidados a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, um seleto grupo de líderes sociais brasileiros altamente inovadores que interagem constantemente com apoio, fomento e divulgação da Folha de S.Paulo. Um dos finalistas de ambas as premiações também pode se sagrar eleito pelo voto online do público, na chamada “Escolha do Leitor”.


CALENDÁRIO 2014 DOS PRÊMIOS:
  • Até 27 de abril: regulamento e formulário de inscrição preenchido, somente pelo site folha.com.br/empreendedorsocial
  • Até 13 de maio: selecionados para a segunda fase
  • Até 9 de junho: envio de documentos da segunda fase
  • Até 24 de junho: escolha dos selecionados
  • 21 de julho: início das avaliações in loco
  • Até 1º. de setembro: fim das avaliações
  • Até 7 de outubro: envio de relatórios para o júri
  • Outubro: publicação de reportagens com finalistas e júri; votação pelo público em geral para a categoria “Escolha do Leitor” no site dos prêmios
  • Novembro: cerimônia de premiação; publicação do caderno especial Empreendedor Social na Folha de S.Paulo

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS: empreendedorsocial@grupofolha.com.br

SITE PARA INSCRIÇÕES: folha.com.br/empreendedorsocial

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
P&B Comunicação – Ligia Neiva
empreendedorsocial@uol.com.br
Tel.: (11) 9 6291-1985

Sobre a Folha de S.Paulo: jornal mais influente do Brasil, com mais de 1,6 milhão de leitores nas classes A e B na Grande São Paulo e no interior* e circulação média semanal de mais de 332 mil  exemplares**, a Folha de S.Paulo tem como objetivo principal, nos Prêmios Empreendedor Social e Folha Empreendedor Social de Futuro, dar visibilidade ao empreendedorismo social, que visa à construção de uma sociedade sustentável e mais justa. Foi escolhida pela Fundação Schwab em 2005 para exercer, com exclusividade, o papel de realizadora do Prêmio Empreendedor Social no Brasil, país que acumula recordes de inscrição ano após ano.

Fundada em 1921, a Folha de S.Paulo completou no ano passado 92 anos de vida. Seu crescimento foi calcado nos princípios editoriais do Projeto Folha: pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência. Organizado em cadernos temáticos diários e suplementos, o jornal tem circulação nacional. Foi o primeiro veículo de comunicação do Brasil a adotar a figura do ombudsman e a oferecer conteúdo on-line a seus leitores.

*Estudos Marplan EGM – Mercados Grande São Paulo e interior - janeiro a dezembro de 2012 – Base 10+ anos
**IVC Dezembro/2013 - circulação paga - Folha de S.Paulo: 332.354

Sobre a Fundação Schwab: é uma organização independente e neutra, sem fins lucrativos, criada em 1998, por Klaus Schwab, mentor do Fórum Econômico Mundial, e sua mulher, Hilde. Seu propósito é promover o empreendedorismo social como elemento de estímulo para a inovação e o progresso na sociedade. Presente em todos os continentes, a entidade já selecionou para a sua rede 256 líderes sociais de 61 países. Entre eles, 17 são brasileiros, oito eleitos em parceria com a Folha de S.Paulo. Sediada em Genebra, a fundação é supervisionada legalmente pelo governo federal da Suíça.
LINKS ÚTEIS:
Site, regulamento e formulário de inscrição: folha.com.br/empreendedorsocial 
Siga os prêmios no Twitter: twitter.com/premioempsocial
Acompanhe os prêmios no Facebook: facebook.com/EmpreendedorSocial

Informações e dúvidas: empreendedorsocial@grupofolha.com.br



Economia: Campeãs do prêmio Fazenda Sustentável do Globo Rural

A ideia do prêmio é eleger cinco propriedades rurais com excelente performance em sustentabilidade. 

As categorias são: 

Cultivos Anuais (grãos: soja, milho, algodão e feijão), 

Cultivos Perenes e Semiperenes (cana de açúcar e frutas), 

Pecuária (bovinocultura de corte), 

Reflorestamento e Grande Prêmio de Sustentabilidade (entre todas as eleitas, uma terá destaque entre as melhores).





Globo Rural - Prêmio Fazenda Sustentável - Silvicultura 





Globo Rural - Fazenda Sustentável - Bovinocultura 




Globo Rural - Prêmio Fazenda Sustentável - Cultivo Anual 




Globo Rural - Prêmio Fazenda Sustentável - Cultivo Perene



Fonte: www.abrasoft.org.br